Apple colocou parceiro de reciclagem em tribunal!

A Apple está a processar o ex-parceiro de reciclagem GEEP Canada por revender pelo menos 103.845 iPhones, iPads e Apple Watches!

Ou seja, muito resumidamente, o parceiro que supostamente estaria responsável pela reciclagem de vários aparelhos produzidos pela Apple… Pegou na oportunidade para agarrar em cerca de pelo menos 11.766 quilos de dispositivos, para os reparar e posteriormente vender.

Estamos a falar de milhares de aparelhos que foram vendidos… Em vez de serem destruídos! Um facto que a própria GEEP confirmou.

Apple colocou parceiro de reciclagem em tribunal!

reciclagem

Pois bem, caso não saiba, a Apple enviou à empresa de reciclagem mais de 500.000 iPhones, iPads e Apple Watches entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 de acordo com um relatório.

Entretanto a Apple fez uma auditoria, e descobriu que 18% desses dispositivos ainda estavam a aceder à internet através de redes telefónicas!

reciclagem

A GEEP nega todas as irregularidades, mas não nega que tenha havido um roubo, e claro, entretanto apresentou um processo contra 3 empregados por roubo. Mas a Apple não parece convencida, visto que discordou com a situação, argumentando que estes funcionários eram gerentes da empresa.



Entretanto, no ano passado, foi deixado para trás uma quantidade recorde de e-waste. Uma soma de 53,6 milhões de toneladas métricas de telefones, computadores, aparelhos e outros aparelhos descartados!

Por isso, à semelhança de outras empresas tecnológicas, a Apple tem tentado melhorar as suas práticas ambientais. Isto inclui um esforço para criar reciclar com ajuda de robôs como a Daisy e o Dave! (Projetados para recuperar componentes dos iPhones.)

reciclagem

Em suma, do ponto de vista da Apple, revender estes dispositivos é uma prática ilegal! Afinal, os produtos foram vendidos no “mercado negro”! Por isso, podem não cumprir os padrões de segurança e qualidade da fabricante.

Por isso, a Apple apresentou a queixa em janeiro de 2020, no entanto sabe-se dos roubos desde que foram descobertos em 2018. Devido a isto, a Apple prontamente deixou de trabalhar com a GEEP Canada.


Ademais o que pensa sobre isto tudo? Deixe o seu comentário em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
David Piçarra
Tudo começou quando me ofereceram um Discman avariado, a curiosidade de o colocar a funcionar despertou em mim o interesse pelo infinito mundo da tecnologia! Desde as novidades, ao retro, eu estou lá para saber tudo!

Leia também