Inicio outros Cientistas da IBM descobrem novo processo de reciclagem de smartphones e CDs...

Cientistas da IBM descobrem novo processo de reciclagem de smartphones e CDs em plástico não-tóxico

Todos os anos são geradas mais de 2,7 milhões de toneladas de plástico (policarbonatos) para criar utensílios domésticos comuns, tais como CDs ou smartphones. Nestes policarbonatos encontram-se compostos como o Bisfenol A ou BPA, um químico que, em 2008, levou retalhistas em todo o mundo a retirar do mercado produtos como biberões, devido aos potenciais efeitos nefastos no cérebro. A IBM Research acaba de anunciar que os seus investigadores do laboratório Almaden nos EUA descobriram um novo processo químico que, num único passo, converte policarbonatos em plástico seguro para ser utilizado em equipamentos médicos, de purificação de água e em fibra ótica.

Durante a investigação, os cientistas da IBM adicionaram um reagente de fluoreto, uma base (semelhante ao fermento em pó) e calor a CDs antigos para produzir um novo plástico com resistência térmica e química superior à da substância original. Quando o pó é reconstruído em novas formas, consegue-se impedir o processo de decomposição que provoca a libertação de BPA.

“Os policarbonatos são plásticos vulgarmente usados, especialmente em produtos eletrónicos de consumo na forma de telas de LED, smartphones e Blu-rays, bem como lentes oculares, utensílios de cozinha e equipamentos domésticos”, afirmou Gavin O. Jones, Ph.D., dos laboratórios de Almaden da IBM Research. “Temos agora à disposição uma nova forma de reciclagem para minimizar o impacto que esta substância tem no ambiente e na nossa saúde.”

“Além de estarmos a prevenir que estes plásticos entrem em aterros, estamos, simultaneamente, a transformar a substância num novo tipo de plástico, mais seguro e forte o suficiente para purificar a nossa água e para a produção de equipamentos médicos”, defendeu Jeanette Garcia, Ph D., dos laboratórios de Almaden da IBM Research. “É uma vitória ambiental em muitas frentes.”

Neste estudo, os investigadores combinaram modelagem preditiva com trabalho de laboratório experimental para fazer a descoberta. A aprendizagem a partir destes avanços na investigação é também usada para alimentar os sistemas cognitivos e ajudar a acelerar o processo de descoberta de novos materiais.

O IBM Watson Discovery Advisor é o exemplo de um sistema cognitivo disponível para ajudar, por exemplo, investigadores na área farmacológica a encontrar novas moléculas para potenciais medicamentos ou a alargar a experiência a novas áreas de materiais.

O trabalho de investigação completo, One-step Conversion of Polycarbonates into Value-added Polyaryl ether sulfones, foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Huawei Mate 40/Pro: as informações finais e a data de lançamento!

Têm chegado à Internet muitas informações sobre o Huawei Mate 40. Isto não é de estranhar. Afinal de contas é o próximo grande topo...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Vin Diesel virou cantor! Mas… e Fast And Furious?

Num ano completamente ofuscado pela pandemia de COVID-19, muitas foram as personalidades que se viram obrigadas a mudar o seu estilo de vida e...

Não compre agora o iPhone 11 agora! Os preços vão baixar

É bastante normal para as grandes fabricantes de smartphones reduzirem os preços das séries principais pouco antes da chegada de uma nova gama com...

Update de Outubro do Windows 10 instala-se em dois minutos!

O próximo grande update do Windows já está finalizado para disponibilização global. É conhecido por atualização de outubro de 2020 do Windows 10. Dito...