Apple com medo da NVIDIA? Adeus ao Arm e olá ao RISC-V

Como deve saber, não foi assim há tanto tempo que a Apple abandonou o reino dos processadores da Intel, para apostar nos seus próprios designs baseados na arquitetura Arm.

Uma aposta, que em boa verdade, se tem revelado de grande sucesso. Como podemos ver pelo sucesso dos primeiros produtos baseados no SoC M1, e consequente expetativa à volta dos seus sucessores (M1X e M2).

No entanto, aconteceu algo que muito provavelmente não estava nos planos originais da Apple. Por isso, está na hora de arranjar um plano B, e talvez até um C.

Apple abandonou a Intel para adotar o Arm, mas talvez tenha de mudar de estratégia! A culpa é da NVIDIA.

Apple, iphone

Portanto, apesar de a mudança de arquitetura ser ainda muito recente (x86 para Arm), a Apple está agora a pensar mudar de estratégia. Porquê? Bem, a gigante Norte-Americana da maçã tem de estar preparada para a eventualidade de a NVIDIA conseguir mesmo adquirir a Arm.

É que apesar de tudo o que a NVIDIA tem dito acerca da aquisição, que não iria limitar a evolução tecnológica de ninguém. A verdade é que o mundo do desenvolvimento e produção de chips é um negócio, e eventualmente, a NVIDIA pode utilizar a Arm para ganho próprio. Seja pela reserva de designs inovadores para si própria, ou pelo aumento de taxas que as empresas tenham de pagar para ter acesso às tecnologias mais recentes.

Por isso, para evitar dificuldades num futuro muito próximo, a Apple está agora a virar a sua atenção para outro tipo de arquiteturas, como a RISC-V. Aliás, segundo os mais recentes rumores e leaks, a Apple já tem algum trabalho feito, que eventualmente pode mesmo dar origem a novos SoCs de alta performance para smartphones, gadgets, ou até computadores Mac.

Em suma, tudo irá depender do que possa acontecer nos próximos anos. Sim, porque a NVIDIA ainda não conseguiu finalizar o negócio. E mesmo que o consiga fazer, este tipo de limitação não vai ser imposto no imediato. Estamos a falar de planos a longo prazo, no lado da Apple.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados