Cuidado na compra de SSDs em segunda mão!

Há alguns meses atrás, avisámos que o stock e preço do armazenamento SSD poderia subir significativamente, tudo graças ao aumento da popularidade do mining da moeda Chia, que claro está, é feito através de HDDs e SSDs.

Pois bem, parece que esta prática trouxe outro problema para o mercado, especialmente para quem gosta de ir ‘pescar’ ao mundo dos usados.

Cuidado na compra de SSDs em segunda mão!

SSD

Portanto, o mining da moeda Chia até parece bastante interessante, especialmente quando temos em conta que a equipa de desenvolvimento do projeto tinha como grande foco a eficiência energética. No entanto, apesar de cada drive não consumir nada por ai além, especialmente em comparação direta a um processador ou placa gráfica, a verdade é que o algoritmo arruína completamente uma drive, num par de meses, ou menos que isso.

Drives essas, que por vezes, podem ser encontradas à venda, como hardware ‘semi-novo’ nas várias plataformas de venda de material usado, como o OLX ou o Facebook Marketplace. Afinal, é fácil fazer parecer que a venda de uma qualquer drive é um bom negócio, visto que a sua compra pode ter sido feito há menos de 3 ou 4 meses… No entanto, a sua performance, ou capacidade de reter informação, pode estar extremamente comprometida.

Por isso, se por ventura encontrar drives SSD NVMe PCIe 3.0 ou 4.0, a preços demasiado aliciantes… Estranhe! Faça perguntas, e analise bem a coisa. Não se deixe enganar.

Como? Bem, peça provas de que está tudo bem, como imagens dos benchmarks ou programas de suporte, CrystalDiskMark, Samsung Magician ou Crucial Storage Executive. Que entre muitas outras coisas, são capazes de dar uma pontuação ao estado geral da drive, ou pelo menos, apresentar os dados relativos à performance atual.

Cuidado? Agora? Porquê? 

Bem… A moeda tem sido um flop. Por isso, temos muitos miners a verem-se livre do hardware.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados