Apple A16: o chipset de 3 nm que vai surpreender com o iPhone 14

Os processadores Apple baseados em ARM que estão presentes no iPhone ou iPad apresentam núcleos e subsistemas gráficos personalizados e otimizações para o sistema operativo iOS que os aproveita ao máximo. Algo que nenhum outro fabricante conseguiu replicar com facilidade. Mas como será o novo A14 e o Apple A16?

Apple A16: o chipset de 3 nm que vai surpreender com o iPhone 14

Os núcleos A13 que estão presentes na gama iPhone 11, por exemplo, são mais eficientes e poderosos do que os ARM Cortex standard que a maioria dos chipsets utilizados nos equipamentos Android. Isto explica como é que a Apple consegue alcançar os topos-de-gama Android ao nível da autonomia. Apesar das baterias mais modestas que usa nos seus equipamentos.

Parece que vamos poder esperar o mesmo do A1. É que uma suposta pontuação do Geekbench que testou o primeiro chipset desenvolvido com o processo de 5nm revela pontuações impressionantes. E mais importante. Foi o primeiro chipset a ultrapassar a marca dos 3GHz. Embora o iPhone 12 não vá funcionar constantemente nessas velocidades de 3,1 GHz continua a ser impressionante.

Apple A16

Se o iPhone 12 for realmente o primeiro smartphone a executar o mais novo método de produção de 5 nm no chipset.

O iPhone 13 que chega no próximo ano ainda deverá usar um processador Apple A15 de 5 nm. Será provavelmente a segunda geração do processo de produção.

Embora a potência e autonomia seja semelhante à do A14 que deverá ser lançado este ano, a fábrica de processadores da Apple, TSMC, até já está a testar um processo de produção mais recente, de 3 nm. Pelo menos foi o que revelou o site Digitimes.

A TSMC já está então a produzir em massa os chipsets A14 da Apple. Está também a trabalhar para desenvolver variantes ao processo de fabrico de 5 nm para provavelmente testar nos iPhones do próximo ano. Entretanto, o processo de 3 nm foi mapeado e os primeiros chips devem ser produzidos em lotes experimentais em 2021, enquanto a produção em massa é esperada para 2022.

Chegam mesmo a tempo do iPhone 14 e, considerando que o processo de 3nm será o máximo dos máximos podemos esperar que o novo iPhone com o Apple A16 vá ser uma verdadeira bomba. Tanto no que diz respeito à eficácia da bateria como no processamento.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também