Aplicações “universais” iOS e macOS são para 2018

Esta semana apareceram rumores que este ano a Apple vai-se focar na performance do seu software, mas parece que as aplicações “universais” entre iOS e macOS ainda estão nos planos deste ano.

Estas aplicações vão poder ser instaladas num dispositivo iOS como num macOS.

Aplicações iOS e macOS

A mesma aplicação no iOS e macOS

Mark Gurman e Ina Fried, da Bloomberg News e Axios, respectivamente, afirmam que a intenção de fornecer estas aplicações permanece nos planos da Apple para 2018. Apesar de alguns recursos do iOS 12 provavelmente serem atrasados para 2019.

O fundamento destes rumores vêm do chefe de engenharia de software da Apple, Craig Federighi. Que revelou os planos da empresa durante uma reunião com funcionários.

Aplicações difíceis de programar

Se estas aplicações forem mesmo anunciadas, passam a ser algo muito interessante para este ano. Para muito pode parecer algo fácil e banal, mas é precisamente o contrário. E por ser difícil é que não se estava à espera que acontecesse já este ano, nem no próximo.

Para estas aplicações terem sucesso os programadores terem de desenvolver uma única aplicação. Mas que funciona com um ecrã sensível ao toque e ao mesmo tempo com rato ou trackpad. Dependendo se o utilizadores está num iPhone, iPad ou Mac.

Ainda não se sabe como a empresa vai fazer tal proeza. Mas a Apple poderá lançar um novo SDK com novas APIs que permitem a mesma funcionalidade entre plataformas.

Com este projecto a Apple aproxima-se do que a Microsoft tentou fazer, em unificar as duas plataformas. Esperemos só que não tenha o mesmo destino que o Windows 10 Mobile.

Caso estes rumores se venham a concretizar então devemos ter boas notícias na WWDC de 2018.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário