Aplicação de câmara do Google tem novidades no vídeo

Apesar de muitos smartphones virem com a sua aplicação de câmara proprietária e que varia segundo o fabricante, muitos utilizadores gostam de utilizar a câmara da Google. É uma app simples de utilizar e que vem com algoritmos de processamento HDR+. Logo à partida podem dar mais poder (e qualidade) a qualquer sensor de câmara.

Uma aplicação de câmara ainda longe da perfeição

No entanto, isto não quer dizer que esta aplicação é perfeita. É que embora eficaz, faltam-lhe, por vezes, algumas funcionalidades. Agora a Google parece querer resolver esta questão e está a adicionar aperitivos para os utilizadores. Um deles já está disponível na versão 6.1 da câmara da Google e passa pelo suporte de microfones externos durante a gravação de vídeo. Assim, já pode utilizar o microfone incorporado do auricular para gravar voz ou capturar o som ambiente.

Aplicação de câmara

Como utilizar esta funcionalidade no Pixel e Pixel 2

Se quiser utilizar um microfone externo no seu Google Pixel ou no Google Pixel 2, basta instalar o APK mais recente. O download está disponível no site XDA Developers.  A versão mais recente tem também suporte RAW e disponibiliza em simultâneo uma nova interface de utilizador.

Entretanto importa salientar que embora a versão seja a mesma, as funcionalidades mais recentes do Google Pixel 3 não vão aparecer nos Pixel mais antigos. Assim não contem com “Top Shot” e “Visão noturna”.

Voltamos à questão da gravação com fonte de áudio externa. É no fundo uma das grandes novidades. Ou seja, a utilização de um microfone externo permite melhores narrações, especialmente em áreas barulhentas.

As outras novidades

A nova versão dá a opção de retoque facial encontrada no modo retrato. Em primeiro lugar e ao invés de simplesmente poder ativar ou desativar o retoque, pode definir o tipo de retoque como natural ou suave. A Google também fez uma ligeira mudança na forma como cria imagens panorâmicas na aplicação. Na prática, agora fornece as atualizações através de setas e não pontos alinhaveis como na versão antiga.

Alterações na interface do utilizador

Conforme referimos acima existem alterações na interface do utilizador. Logo à partida está disponível uma nova forma de alternar entre os modos de imagem. Assim e à semelhança do iPhone, só tem de deslizar para a esquerda ou para a direita num menu acima do botão do obturador para alternar entre modos. Se der um clique em “Mais” neste menu tem acesso a outras funções da câmara, como Photo Sphere, AR Stickers e Lens.

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!