Anti-Painel Solar – Produção de energia durante a noite!


Por em

Pois bem, apesar do nome parecer que estamos a falar de um clássico painel fotovoltaico, a verdade é que a coisa é bem mais complexa. Ao fim ao cabo, não estamos a falar de um re-aproveitamento da atual tecnologia, isto é mesmo algo completamente novo que irá ser baseado em células termo-radioativas em vez de células fotovoltaicas ou solares.



Anti-Painel Solar – Produção de energia durante a noite!

painel solar

Portanto, alguns investigadores da Universidade da California estão neste momento a desenvolver ‘painéis solares’ que podem efetivamente gerar energia durante a noite. Algo que a atual tecnologia simplesmente não consegue fazer.

Caso não saiba, os painéis solares convencionais funcionam, tendo como base o re-aproveitamento da energia da luz solar. Assim, quando o sol se põe, o seu trabalho termina. O que claro está, para a grande maioria das operações significa voltar à rede elétrica, ou então contar com a energia armazenada em baterias.

Contudo, estes novos painéis noturnos ou ‘Anti-Painel Solar’, operam naquilo que é basicamente o processo inverso. Ou seja, em vez do sol ser o corpo quente e a terra o corpo frio, com esta nova tecnologia, a terra é o corpo quente e o espaço é o corpo frio. Assim, ao apontar estes painéis para longe da terra, os investigadores afirmam ser possível capturar energia da luz invisível infra-vermelha.

A produção de energia vai ser relativamente mais baixa em relação aos tradicionais painéis solares

Apesar de ser uma novidade tecnológica muito interessante, a sua produção de energia vai ser relativamente mais baixa em relação ao que já conhecemos. Ao fim ao cabo, estes painéis irão ser capaz de produzir apenas 1/4 da energia em relação à atual tecnologia.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte / Via

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Problemas no Android! Apague estas aplicações já!

Microsoft acabou de lançar mitigações para as vulnerabilidades Intel

Seguinte