Inicio Avanço na captura da energia solar! Tudo graças... A uma sandes!?

Avanço na captura da energia solar! Tudo graças… A uma sandes!?

Avanço na captura da energia solar! Tudo graças… A uma sandes!? – Hoje em dia, vivemos numa sociedade que quer realmente ficar mais sustentável e mais amiga do ambiente. E como deve saber, uma das formas de tentar fazer isto, é o uso de painéis solares para a captura de energia.

Contudo, atualmente apenas conseguimos capturar em média qualquer coisa como ~15% da energia que nos chega vinda do Sol… Mas calma, temos novidades neste campo! É que uma equipa de investigadores descobriu que o uso de um novo material pode retirar esta barreira da equação.



Grande avanço na captura da energia solar! Tudo graças… A uma sandwich!?

Portanto, desde 2009 que começámos a ver a introdução do mineral perovskite nos painéis solares. Assim, desde essa altura que este tem sido o foco de várias equipas de desenvolvimento, devido ao dramático aumento na eficiência de captura de energia. (~15% para ~28%)

No entanto, existem desvantagens no uso deste material…

Ao fim ao cabo, os painéis solares com o mineral perovskite não são tão estáveis quanto o equipamento ‘standard’, devido ao uso de chumbo solúvel em água. O que por sua vez poderá significar um perigo para a saúde pública. Mas calma! Parece que já existe solução para o problema.

energia solar

Felizmente, os seres humanos são muito bons a passar este tipo de obstáculos, desde que tenham tempo e orçamento para investigar e experimentar soluções. Dito isto, pelos vistos, uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue acabou de fazer isto mesmo, ao usar um material do tipo “sandwich” que usa materiais orgânicos e inorgânicos para criar uma nova estrutura híbrida mais estável. (Removendo assim a necessidade do uso de chumbo)

Yao Gao, um dos autores de toda a pesquisa disse:

“A células solares, podem ser muito eficientes como muita gente já conseguiu demonstrar. Dito isto, com a nossa nova tecnologia, podemos tornar os materiais híbridos de perovskite mais estáveis. Assim, ao substituir o chumbo tóxico, estes materiais são melhores para o ambiente, e até podem ser usados para sensores bio eletrónicos dentro do corpo humano.”


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...