Muitas pessoas que já não têm um smartphone muito recente queixam-se sobretudo de alguma lentidão. Isto pode ser provocado por muitos fatores, mas em alguns casos podem ser as próprias apps da Google a terem impacto no desempenho. É que algumas aplicações são mesmo pesadas e assim de repente lembro-me logo do Google Maps que tantas pessoas utilizam. Claro que nos smartphones mais atuais isto não se vai fazer notar. Agora nos mais antigos o impacto pode ser mesmo muito. É por esse motivo que uma boa solução é utilizar as versões light das apps Google no Android. Acredite que o seu smartphone vai agradecer.
Android: versões light das apps Google fazem maravilhas!
No caso das aplicações da Google temos a vantagem de podermos substituir as aplicações mais pesadas que normalmente vêm instaladas de base por versões Go. Elas são bastante mais leves e apesar de em alguns casos não disponibilizarem tantas funcionalidades, em alguns casos compensa. Um bom exemplo disso é o Google Maps Go.
No caso desta aplicação o Google Maps Go foi desenvolvido para equipamentos com características mais modestas. Os smartphones mais económicos que normalmente chegam com um processador mais fraco e menos memória. No entanto, tem muitas mais valias para todos os dispositivos do ecossistema Android.
Entretanto pode ser descarregado normalmente a partir da Play Store em qualquer equipamento. Aliás até pode correr lado-a-lado com o Google Maps original. Assim não perdemos nada em utilizá-lo.
Como referi acima temos versões light de praticamente todas as apps da Google. Pelo menos, das mais pesadas.
Aliás para darmos uma ajuda deixamos aqui as ligações.
Entretanto e para além disto com o tempo o nosso smartphone tende a ficar cheio e o que outrora fazia sentido em termos de apps, deixa de o fazer.
É muito comum que as pessoas tenham várias aplicações no telemóvel que desempenham a mesma função. Nesta lista incluem-se o browser, apps de tomada de notas, aplicações de backup, aplicações de mensagens e muito mais. Mas se uma das aplicações for obviamente melhor, deve livrar-se da menos útil. Por exemplo, se utilizar um dispositivo Galaxy, tem de escolher entre a Samsung Internet e o Google Chrome como o browser. Desinstale o que não acha tão útil. Com isto ganha espaço e mais memória no smartphone Android.
Entretanto um aparte. Mantenha-se afastado das apps que melhoram o desempenho. Isto porque não vai o seu smartphone ficar novo. Na realidade são capazes de fazer exatamente o oposto.
De facto, as apps que prometem limpar a memória ou fazer com que a bateria durem mais podem ter impacto no funcionamento do sistema operativo e fazer mais mal do que bem. As aplicações de limpeza de memória são redundantes porque muitos dos processos que param acabam por recomeçar automaticamente. Além disso, da próxima vez que abrir uma aplicação fechada à força, vai demorar mais tempo a carregar do que se não tivesse feito nada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!