Android: versões light das apps Google fazem maravilhas!

Muitas pessoas que já não têm um smartphone muito recente queixam-se sobretudo de alguma lentidão. Isto pode ser provocado por muitos fatores, mas em alguns casos podem ser as próprias apps da Google a terem impacto no desempenho. É que algumas aplicações são mesmo pesadas e assim de repente lembro-me logo do Google Maps que tantas pessoas utilizam. Claro que nos smartphones mais atuais isto não se vai fazer notar. Agora nos mais antigos o impacto pode ser mesmo muito. É por esse motivo que uma boa solução é utilizar as versões light das apps Google no Android. Acredite que o seu smartphone vai agradecer.

Android: versões light das apps Google fazem maravilhas!

No caso das aplicações da Google temos a vantagem de podermos substituir as aplicações mais pesadas que normalmente vêm instaladas de base por versões Go. Elas são bastante mais leves e apesar de em alguns casos não disponibilizarem tantas funcionalidades, em alguns casos compensa. Um bom exemplo disso é o Google Maps Go.

No caso desta aplicação o Google Maps Go foi desenvolvido para equipamentos com características mais modestas. Os smartphones mais económicos que normalmente chegam com um processador mais fraco e menos memória. No entanto, tem muitas mais valias para todos os dispositivos do ecossistema Android.

Google Maps, Semáforos, Google Maps Go, apps google light

Entretanto pode ser descarregado normalmente a partir da Play Store em qualquer equipamento. Aliás até pode correr lado-a-lado com o Google Maps original. Assim não perdemos nada em utilizá-lo.

Como referi acima temos versões light de praticamente todas as apps da Google. Pelo menos, das mais pesadas.

Aliás para darmos uma ajuda deixamos aqui as ligações.

Entretanto e para além disto com o tempo o nosso smartphone tende a ficar cheio e o que outrora fazia sentido em termos de apps, deixa de o fazer.

É muito comum que as pessoas tenham várias aplicações no telemóvel que desempenham a mesma função. Nesta lista incluem-se o browser, apps de tomada de notas, aplicações de backup, aplicações de mensagens e muito mais. Mas se uma das aplicações for obviamente melhor, deve livrar-se da menos útil. Por exemplo, se utilizar um dispositivo Galaxy, tem de escolher entre a Samsung Internet e o Google Chrome como o browser. Desinstale o que não acha tão útil. Com isto ganha espaço e mais memória no smartphone Android.

smartphone android antigo, apps google light

Entretanto um aparte. Mantenha-se afastado das apps que melhoram o desempenho. Isto porque não vai o seu smartphone ficar novo. Na realidade são capazes de fazer exatamente o oposto.

De facto, as apps que prometem limpar a memória ou fazer com que a bateria durem mais podem ter impacto no funcionamento do sistema operativo e fazer mais mal do que bem. As aplicações de limpeza de memória são redundantes porque muitos dos processos que param acabam por recomeçar automaticamente. Além disso, da próxima vez que abrir uma aplicação fechada à força, vai demorar mais tempo a carregar do que se não tivesse feito nada.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Microsoft quer revolucionar atualizações do Windows 11!

Pode parecer uma notícia curiosa após todas as piadas e "memes" que tivemos a oportunidade ver na Internet nas últimas horas, mas a realidade...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados