Android vai mudar MUITO em 2024 e 2025!

O Sistema Operativo Android é hoje em dia extremamente popular, e se porventura já tem um smartphone Android no bolso há alguns anos, tem reparado na grande evolução e melhoria que a Google tem vindo a fazer ao seu software.

Porém, ao que tudo indica, o IA vai mudar mais o Android em 1~2 anos, do que toda a evolução que tivemos a oportunidade de ver nos últimos 10. Vai ser incrível. O mote foi feito na Google I/O, e os primeiros esforços devem acontecer já com o Android 15, especialmente nos smartphones Pixel 9 de Outubro de 2024.

- Publicidade -

Android vai mudar MUITO em 2024 e 2025!

Portanto, a gama de smartphones Pixel existe principalmente para indicar o caminho correto ao ecossistema Android. Ou seja, mostrar a todas as fabricantes parceiras da Google, qual é a melhor forma de levar mais funcionalidades úteis aos utilizadores.

Sendo exatamente por isso que a Google quer aproveitar todo o desenvolvimento que tem feito em inteligência artificial para ser capaz de transformar aquilo que um smartphone é capaz de oferecer ao dia-a-dia de um qualquer utilizador.

Mais concretamente, a Google quer aproveitar o seu motor de IA Gemini, para mudar a forma de funcionar do Android, desde a sua base. Ou seja, o Gemini AI que já pode ser encontrado nos smartphones Pixel, e também serve de base ao Galaxi AI da Samsung, vai passar a ser a base do SO Android, ao permitir a análise, processamento, e aprendizagem, de tudo aquilo que entra no seu smartphone.

Ou seja, na prática, o Gemini vai funcionar em todo o tipo de aplicações e ferramentas para fornecer sugestões, respostas e avisos sensíveis ao contexto.

Um exemplo disto pode ser a utilização da IA na aplicação Mensagens para produzir imagens criadas por IA para partilhar em chats. Outro é a capacidade de responder a perguntas sobre um vídeo do YouTube que uma pessoa está a ver. Ou de extrair dados de fontes como PDFs para responder a perguntas muito específicas, como uma regra específica de um desporto.

Mas, talvez mais importante, é que o Gemini vai perceber a sua forma de utilização, e vai começar a ser capaz de antecipar o que quer ou vai fazer em dado momento do seu dia. Imagine entrar no carro às 17h, e o Google Maps ou Waze meter automaticamente o caminho para o ginásio, porque vai sempre treinar aquela hora.

Em suma, depois de 1~2 anos em que ninguém soube muito bem aquilo que a IA poderia ou não trazer para o uso de um smartphone moderno. Eis que a Google chegou à conclusão que tem de aproveitar a inércia da Apple. Isto de forma a criar todo um ambiente diferenciado, que vá de acordo às necessidades de cada utilizador individual.

A chegada a sério do IA começa em 2024 com os Pixel 9. Depois… Bem… Vai ser uma revolução!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.