O seu smartphone vai ficar desatualizado, a culpa é da Google!

Como já deve ter reparado, o mundo da tecnologia está lentamente a ser dominado pela Inteligência Artificial, porém, a realidade é que ainda não temos IA a sério no aparelho mais importante deste mercado… O Smartphone!

As fabricantes de hardware, e até as responsáveis pelo software, não sabem ainda aquilo que é a IA num aparelho móvel, por isso, aos poucos, estamos a ver algumas apostas e implementações. Bons exemplos de um início de aposta em IA está nos Google Pixel 8 da Google, nos Galaxy S24 da Samsung, e também nos Honor Magic6 da Honor.

- Publicidade -

Dito tudo isto, IA a sério precisa de hardware especializado, e claro, também de especificações técnicas um pouco mais robustas. Tudo coisinhas que ainda não tivemos a oportunidade de ver no mercado… Até agora!

Temos de ter muita atenção aos mais recentes rumores à volta dos novos Pixel 9 da Google. Vamos com toda a certeza ver um grande salto nas especificações!

O seu smartphone vai ficar desatualizado, a culpa é da Google!

smartphones com publicidade, pixel, iphone, s23 ultra, comparativo, fotografia

Portanto, desde que a IA começou a chegar aos smartphones, que temos ouvido muita conversa acerca da potência computacional e evolução do NPU, um componente que já faz parte dos SoC dos nossos smartphones atuais, mas que vai ganhar um nível de importância francamente maior nos próximos meses/anos.

Além de tudo isto, também se ouviu falar muito do aumento da quantidade de memória RAM nos smartphones modernos. Algo que, em 2024, não aconteceu. Qualquer topo de gama de referência começa nos 12GB de memória, e qualquer modelo base desse mesmo topo de gama chega ao mercado com 8GB de memória RAM.

Quantidades… Que não aquecem nem arrefecem! Mas, que podem estar prestes a mudar!

Caso não saiba, hoje é o dia da Google I/O, um evento que a gigante da pesquisa responsável pelo ecossistema Android costuma aproveitar para revelar muito do software que está prestes a chegar ao mercado, bem como também algum do hardware mais esperado do ano.

Em 2024, esse hardware aparece na forma dos smartphones Pixel 9. Eles não vão ser lançados já, mas é muito provável que a Google levante um pouco o véu acerca desta nova gama de aparelho de topo. Aparelhos que, claro, têm como base muita e boa IA.

Curiosamente, ao serem anunciados durante o dia de hoje, significa que as suas especificações técnicas estão mais ou menos finalizadas. Assim, ao que tudo indica, tanto o Pixel 9 Pro como o Pixel 9 Pro XL vão chegar ao mercado com um mínimo de 16GB de memória RAM. Isto enquanto o modelo base Pixel 9 chega ao mercado com 12GB de memória RAM.

Um aumento muito interessante, porque os atuais Pixel 8 começam nos 8GB de memória RAM para os modelos Pixel 8 e Pixel 8a. Isto enquanto o Pixel 8 Pro conta com “apenas” 12GB de memória RAM.

A Google está finalmente a empurrar o mercado para a frente. Como tal, é também muito provável que as restantes fabricantes aumentam a capacidade de memória RAM dos seus aparelhos na próxima geração de aparelhos Android. Aparelhos que devem chegar ao mercado em 2024 ou 2025.

Finalmente! Os smartphones Pixel começam a mostrar o caminho!

Nota: Porém, é esperado que todos os Pixel 9 cheguem ao mercado com apenas 128GB de capacidade de armazenamento. O que é francamente pouco, mas claro, é uma jogada para obrigar os consumidores a aderir ao pacote Google One.

Curiosamente, a Apple não está a planear aumentar a quantidade de memória RAM em 2024. Apenas em Setembro de 2025, e provavelmente apenas para os 10GB ou 12GB nos modelos Pro.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.