Android: muita atenção antes de atualizar o seu smartphone!

Este é um alerta importante. Algo que pode parecer inofensivo como um update de segurança pode arrasar por completo o seu smartphone. A empresa de segurança Cert NZ revelou que uma ameaça conhecida por FluBot está a espalhar-se pelos dispositivos Android através de uma mensagem de texto e faz-se passar por um update de segurança que foi enviado por um operador. Este sistema não é novo mas o mote é. Por isso se tem um smartphone Android muito cuidado antes de atualizar o seu smartphone. É que eventualmente não é o que está a pensar.

Android: muita atenção antes de atualizar o seu smartphone!

Até aqui o FluBot já andava a passear pela Internet. A questão é que primeiro utilizava mais a questão de alguma encomenda que não pode ser entregue. Depois as pessoas começaram a receber uma SMS perigosa que se fazia passar por um correio de voz perdido. Agora é um update de segurança que está traduzido em vários idiomas, inclusivamente português, para levar as pessoas a instalarem-no.

Android atualizar o smartphone

Curiosamente o update avisa para algo que ele próprio quer fazer. Infectar o smartphone com o Flubot! Primeiro recebemos uma SMS com o aviso e se dermos um clique vamos para o ecrã que vemos acima. Atenção que se não seguirmos o link não teremos problemas. De facto, não ficamos com o smartphone infetado só por recebermos a mensagem.

Entretanto para levar as pessoas a ficarem infetadas a mensagem até diz que se aparecer uma janela a impedir a instalação temos de ir a definições e ativar a instalação de apps desconhecidas. NUNCA FAÇAM ISTO!

Esta ameaça que pede que atualize o seu smartphone Android é realmente perigosa!

Assim que a instalamos estamos a dar todos os nossos dados aos criminosos. Mas faz mais do que que nos roubar o dados. É que o nosso número distribui mais mensagens SMS maliciosas que vão enganar outras pessoas.

A empresa de segurança Suíça PRODAFT analisou uma ameaça semelhante e diz que é muito perigosa uma vez que até consegue sobrepor interfaces às apps normais e assim roubar os dados que introduzimos. O mesmo é relatado pela empresa Proofpoint. Pensamos que os estamos a colocar na app do banco, por exemplo, mas na realidade estamos a enviá-los para outras pessoas.

Como remover?

Android ameaça Portugal

Apesar deste malware não ser fácil de remover, sobretudo porque tem acesso às funções de acessibilidade, eis que há boas notícias. Um conhecido elemento do XDA desenvolveu uma app grátis que resolve este problema. Esta app está disponível aqui.

Assim para poder funcionar ela é instalada temporariamente como o launcher por defeito. Isto para que possa ter acesso a determinadas funções. Depois remove o virus e volta a colocar-se como uma aplicação normal.

Entretanto também pode utilizar esta app para ver se a infeção está presente no seu smartphone. Leve muito a sério este alerta Android a envolver as notificações de voicemail.

Esta ameaça está a dar origem a muitos problemas!

De facto, algumas pessoas não compreendem que quem enviou a mensagem não tem culpa. Ou seja, não fizeram nada propositado. Como tal, enviam mensagens de resposta ameaçadoras e que poderão dar origem a muitos problemas. Até porque quem as receber vai receber uma mensagem do nada e nem se vai aperceber que antes enviou alguma coisa.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados