WhatsApp: recebeu esta mensagem? Tenha muito cuidado!

O WhatsApp é sem dúvida uma das melhores aplicações de comunicação. É simples de usar, tem cada vez mais funcionalidades e falamos com os nossos amigos por mensagens, voz ou vídeo. No entanto, nenhuma aplicação está livre de problemas. De facto, há um tipo de ataque que se tem vindo a intensificar. Na prática uma mensagem pode fazer com que o WhatsApp deixe de funcionar e em alguns casos os próprios smartphones Android.

WhatsApp: recebeu esta mensagem? Tenha muito cuidado!

A forma como tudo isto se processa é simples. Estamos a usar o nosso WhatsApp e recebemos uma mensagem. Aí o inferno começa. É que esta aplicação começa a deixar de funcionar e sempre que a tentarmos iniciar o problema vai repetir-se, se continuarmos a receber mensagem.

No Brasil este ataque é muito comum. Mas na realidade está a atacar em todo o mundo!

De acordo com o WaBetaInfo o nome varia em diversas partes do fundo. Há quem lhes chame “Binário”, “Contact bombs”, “Trava Zap”, “Crashers” ou simplesmente “message/vcard crash”.

O problema é mesmo muito sério. É por esse motivo que é necessária uma proteção contra isto, como muitas pessoas estão a pedir. Curiosamente há versões alternativas desta aplicação que têm proteção contra isto.

É verdade que o ataque das mensagens bomba está feito com o intuito de bloquear o WhatsApp. No entanto, quando os smartphones não são de topo e têm recursos mais limitados acabam por bloquear o próprio equipamento. Há muitos relatos no Twitter sobre isto.

Infelizmente neste momento ainda não há uma solução para este problema que não é propriamente novo. A questão é que está mais generalizado do que nunca.

Mas este não é o único ataque que está a criar dores de cabeça aos utilizadores. De facto, há mais um ataque a roubar contas. Assim, por muito estranho que pareça é uma coisa relativamente fácil de se fazer. Só é preciso enganar a vítima levando-a a fornecer o código que chega quando instalamos o WhatsApp num smartphone. Aí passamos a ter acesso ao WhatsApp dessa pessoa, como se tivéssemos o seu número de telemóvel. Pode ler mais sobre isto aqui.

O que acha deste ataque de mensagens no WhatsApp? Já passou por isto? Conte-nos tudo nos comentários.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Fim-de-semana doido na Netflix! Aproveite os novos projetos!

Mais uma semana, e mais uma catrefada de grandes projetos que chegaram à Netflix. E como tal, iremos revelar-lhe aqui mais em baixo alguns...

GTA V: 8 anos, 150 milhões de cópias e 6.4 biliões de dólares

Grand Theft Auto V foi originalmente lançado no dia 17 de Setembro de 2013! Ou seja, fez ontem 8 anos que o famoso jogo...

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!