Inicio Android WhatsApp: recebeu esta mensagem? Tenha muito cuidado!

WhatsApp: recebeu esta mensagem? Tenha muito cuidado!

O WhatsApp é sem dúvida uma das melhores aplicações de comunicação. É simples de usar, tem cada vez mais funcionalidades e falamos com os nossos amigos por mensagens, voz ou vídeo. No entanto, nenhuma aplicação está livre de problemas. De facto, há um tipo de ataque que se tem vindo a intensificar. Na prática uma mensagem pode fazer com que o WhatsApp deixe de funcionar e em alguns casos os próprios smartphones Android.

WhatsApp: recebeu esta mensagem? Tenha muito cuidado!

WhatsApp mensagem

A forma como tudo isto se processa é simples. Estamos a usar o nosso WhatsApp e recebemos uma mensagem. Aí o inferno começa. É que esta aplicação começa a deixar de funcionar e sempre que a tentarmos iniciar o problema vai repetir-se, se continuarmos a receber mensagem.

No Brasil este ataque é muito comum. Mas na realidade está a atacar em todo o mundo!

De acordo com o WaBetaInfo o nome varia em diversas partes do fundo. Há quem lhes chame “Binário”, “Contact bombs”, “Trava Zap”, “Crashers” ou simplesmente “message/vcard crash”.

WhatsApp mensagem

O problema é mesmo muito sério. É por esse motivo que é necessária uma proteção contra isto, como muitas pessoas estão a pedir. Curiosamente há versões alternativas desta aplicação que têm proteção contra isto.

É verdade que o ataque das mensagens bomba está feito com o intuito de bloquear o WhatsApp. No entanto, quando os smartphones não são de topo e têm recursos mais limitados acabam por bloquear o próprio equipamento. Há muitos relatos no Twitter sobre isto.

Infelizmente neste momento ainda não há uma solução para este problema que não é propriamente novo. A questão é que está mais generalizado do que nunca.

WhatsApp mensagem

Mas este não é o único ataque que está a criar dores de cabeça aos utilizadores. De facto, há mais um ataque a roubar contas. Assim, por muito estranho que pareça é uma coisa relativamente fácil de se fazer. Só é preciso enganar a vítima levando-a a fornecer o código que chega quando instalamos o WhatsApp num smartphone. Aí passamos a ter acesso ao WhatsApp dessa pessoa, como se tivéssemos o seu número de telemóvel. Pode ler mais sobre isto aqui.

O que acha deste ataque de mensagens no WhatsApp? Já passou por isto? Conte-nos tudo nos comentários. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Quer comprar placa gráfica? Não estamos na melhor altura!

Quer comprar placa gráfica? Não estamos na melhor altura! - Com o lançamento das novas NVIDIA GeForce RTX 3080 e RTX 3090, e claro,...

Apple voltou a apostar na estratégia ‘Sem Carregador’!

Como deverá saber, os novos Apple Watch Series 6 já não trazem o pequeno carregador de 5W incluído, contando apenas com o cabo magnético!...

RTX 3060 Ti chega depois da RTX 3070 com 8GB de memória!

A NVIDIA está a passar um mau bocado devido a todo o seu sucesso... Uma frase confusa eu sei, mas que é facilmente explicada...

O Facebook quer ser a aplicação de mensagens ‘default’ do iPhone!

Há muitos anos que o Facebook deixou de ser uma simples rede social, estamos a falar de uma gigantesca empresa detentora da maior rede...

HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

A Huawei resolveu assinalar o aniversário do lançamento da primeira Smart TV da Huawei com o sistema operativo Hongmeng, ou se preferir, HarmonyOS. A...