Android 11: instalar apps sem Play Store? Vai ser muito difícil!

Pois bem, numa altura em que temos a Huawei a apostar na sua própria plataforma de aplicações, de forma a tentar remediar a proibição imposta pela administração de Donald Trump, eis que chegam algumas novidades preocupantes à Internet… Afinal de contas, aprece que o novo Android 11 irá complicar bastante a instalação de aplicações fora do domínio da Google.

Android 11: instalar apps sem Play Store? Vai ser muito difícil!

Android 11:

Portanto, não é a primeira vez que especialistas vêm a público dizer que o ‘side-load’ de .apks tem os dias contados, tudo de forma a garantir a segurança dos utilizadores. No entanto, como o Android sempre foi e continuar a ser uma plataforma aberta, essas afirmações sempre foram postas de lado… Até agora!

Ao fim ao cabo, como deve saber, todos os anos temos uma nova versão do sistema operativo Android com muitas novidades! Contudo, também é normal que uma funcionalidade ou característica adorada pelos utilizadores seja modificada, ou até completamente removida. E pelos vistos, é isso que vai acontecer no Android 11.

Em suma, segundo a última versão ‘develop’ do Android 11, a Google quer dificultar um pouco a instalação de APKs fora da Play Store, tudo graças ao novo sistema ‘Scoped Storage‘. Ou seja, caso nunca tenha instalado uma .apk no seu smartphone Android, era impossível ser mais fácil, apenas tem de permitir a instalação de fontes secundárias, e vai imediatamente para o ecrã de instalação.

No Android 11 já não é bem assim!

Conforme o relato dos ‘beta testers’, a caixa de diálogo para a instalação ainda aparece depois do utilizador dar a permissão, mas depois de garantida a permissão, o ecrã da instalação desaparece! Levando o sistema para o seu ecrã ‘home’ com uma mensagem de texto. Assim, ao abrir novamente a app, vai notar que o smartphone fez um ‘re-load’ total, com o potencial de perder informação, ou outros dados que pudessem estar guardadas na memória cache.

Curiosamente, muito boa gente pensou que isto fosse um simples bug, que não fazia sentido o SO começar a fazer isto na nova versão… Mas não! A própria Google já confirmou que tudo está a funcionar como planeado. Tudo graças à implementação de novas seguranças na memória do smartphone.

Ainda não fazemos ideia da implicação para a versão final do Sistema Operativo, mas ver a Google a mexer na forma como os utilizador instalam as suas aplicações é de fato preocupante.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também