Depois do lançamento do Android 10, a Google revelou algumas das mudanças que os smartphones mais baratinhos vão receber. Estes dispositivos, em particular, correm o Android Go Edition que apareceu no ano passado. O Android 10 Go Edition, embora mais modesto, também tem direito a muitas novidades!
Chegou a vez do novo Android 10 Go Edition!
Com a oficialização do novo Android 10 Go Edition, a Google preocupou-se em transmitir a ideia que uma das mais valias está no desempenho. De facto, tratando-se de equipamentos com características mais modestas e logo mais lentos por natureza, necessitam de um bom software que os faça funcionar, pelo menos um bocadinho mais rápido.
Logo à partida e entre todas as novidades incluídas na atualização, a Google menciona que tornou uma alternância mais rápida do que nunca entre aplicações. Para além disso, a nova plataforma é mais eficiente em termos de memória.
Mais importante, a velocidade e a estabilidade também foram melhoradas. Segundo a Google, as aplicações são lançadas 10% mais rapidamente do que na versão anterior do Android Go. Também foram adicionadas algumas melhorias relacionadas com a segurança, como algo chamado Adiantum, que foi desenvolvido especificamente para funcionar com eficiência sem hardware especializado.
Com o Adiantum, todos os utilizadores da edição Android Go terão o mesmo nível de segurança de dados que está presente em qualquer outro dispositivo Android. Isto sem diminuir a velocidade dos smartphones. A Google também revelou que muitos apps desenvolvidas para a edição Android Go foram melhoradas.
Uma dessas apps, o Google Go, recebeu várias atualizações que adicionaram a funcionalidade de leitura e gravação com o apoio da inteligência artificial e o Lens. Entretanto, o YouTube Go foi otimizado para funcionar melhor com a edição Android Go. Assim os utilizadores devem encontrar menos problemas de buffer durante o streaming de vídeos.
A nova Galeria Go do Google Fotos deve facilitar a localização de fotos em qualquer smartphone com a edição Android Go.
A aplicação tem apenas 10 MB de tamanho e é alimentada por machine learning. Isto significa que ela organiza automaticamente as fotos das pessoas e tudo o que captura. Mais importante, a aplicação também funciona offline. Ou seja, muito mais conveniente.
Este sistema operativo “lite” que parece menos relevante, na realidade não o é. Fiquei surpreendido quando vi que é utilizado em mais de 1.600 modelos de dispositivos de mais de 500 fabricantes. Estes smartphones estão disponíveis em mais de 180 países, incluindo Índia, África do Sul, Brasil e Estados Unidos. O Android 10 Go Edition será lançado ainda este outono, portanto, fique atento para mais detalhes sobre sua disponibilidade.
Leia também:
Fique a conhecer todos os Samsung Galaxy que irão receber o Android 10