Como poupar bateria num smartphone Android?

Como poupar bateria num smartphone Android? – O grande problema dos smartphones modernos, é o tempo que aguentam ligados com uma só carga… É verdade que as tecnologias evoluíram bastante nos últimos anos, onde podemos incluir a tecnologia das baterias modernas. Contudo, contínua a ser um autêntico calcanhar de Aquiles, que apenas deverá melhorar significativamente quando as fabricantes começarem a brincar com o Grafeno.

Algo que também não ajudou à festa, foi o facto das baterias removíveis serem algo exclusivo dos smartphones do passado. Aliás, há bem pouco tempo escrevi um artigo, onde expliquei as várias razões, para já não existirem smartphones com este design no mercado.



Dito isto, contínua a ser muito comum, ver smartphones a ‘morrer’ sem bateria a meio do dia. Especialmente quando estamos a falar de um aparelho com 2 ou mais anos de idade. E não… As powerbanks não são solução, esqueçam isso.

Ainda assim, existe algumas coisas que pode fazer para melhorar a autonomia da bateria do seu smartphone. Ora veja:

bateria

1. Ligue os modos ‘Adaptive Battery’ e ‘Adaptive Brightness’

Estas duas funcionalidades foram pensadas para aumentar a autonomia do seu smartphone. Utilizando IA para perceber como usa o seu aparelho, e assim ajustar algumas funções para o seu estilo e hábitos. A ideia é utilizar a bateria apenas quando é necessário. (Costumam estar ativadas por defeito, mas vale sempre a pena verificar)

2. Perceba como funciona o modo ‘Doze’

O Android 6.0 trouxe uma novidade bastante interessante, para tentar poupar a bateria ao máximo quando não está a utilizar o seu smartphone. E o que é mesmo brutal, é que não precisa de fazer nada!

O modo ‘Doze’ ativa automaticamente, quando o smartphone fica imóvel durante uma quantidade pré-definida de tempo. É portanto nesta altura, que as aplicações em segundo plano têm as suas funcionalidades limitadas. (Acesso restrito à rede, processos parados, etc…)

É por isto que eu digo que não faz sentido fechar as aplicações… O próprio Android faz a gestão dos seus recursos de forma automática. E acaba por ser sempre pior para a bateria, fechar e voltar a abrir apps vezes sem conta.

3. Aplicações para poupança de bateria

Aqui é preciso ter muito cuidado! O que não falta na PlayStore, são aplicações que prometem aumentar a autonomia da bateria, quando em boa verdade, apenas a prejudicam. Contudo, existem algumas exceções, como o Greenify e AccuBattery.

Experimente ambas as aplicações.

4. Utilize os modos de poupança de bateria

Hoje em dia, todos os smartphones Android têm um ou mais modos de poupança de bateria. Aliás, os modelos com ecrã OLED até costumam ter um modo super simples, em que toda a interface irá ficar completamente negra, sem acesso às aplicações, para a poupança máxima.

No entanto, se quer continuar a ter um smartphone, em vez de um Nokia 3310, faz mais sentido usar os modos menos agressivos. Que por sua vez irão desativar alguns processos em segundo plano, bem como a localização, ativação automática de assistentes IA, etc…

5. Se tiver um smartphone com ecrã OLED, use e abuse dos ‘Dark Mode’

Hoje em dia, começa a ser raro o smartphone que chega ao mercado com um ecrã LCD, tal é a popularidade dos painéis OLED. Dito isto, se por acaso conta com um ecrã destes, utilize tudo o que e Dark Mode. Pois caso não saiba, numa imagem completamente preta, os píxeis do seu ecrã irão desligar completamente, o que irá obviamente ajudar a poupar bateria.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem mais dicas? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário