Inicio Android (Análise) ZenFone 7 Pro: A magia do ano passado regressou?

(Análise) ZenFone 7 Pro: A magia do ano passado regressou?

ASUS ZenFone 7 Pro – Apesar de ter testado alguns dos pesos pesados do ano passado, onde tenho de incluir o Galaxy S10+, Note 10+, ROG Phone 3, Mate 30 Pro e P30 Pro, posso desde já dizer que um dos smartphones que me deu mais gozo testar foi um curioso esforço da ASUS para voltar aos holofotes do mundo Android, o ZenFone 6!

Num mundo em que os smartphones são basicamente clones uns dos outros, é muito bom receber coisas ‘estranhas’. Afinal de contas, nós que passamos a vida a testar a tecnologia mais recente do mercado, adoramos quando nos chega algo diferente às mãos, e o ZenFone 6 era isso mesmo! Estamos a falar de um aparelho capaz de oferecer uma excelente autonomia, um SoC topo de gama, e ainda uma experiência fotográfica de topo, tudo num pacote amigo da carteira, e claro, diferente de tudo aquilo que já existia nas prateleiras.

Foi um aparelho que conseguiu conquistar o nosso emblema de ‘Recomendado’, e foi facilmente um dos maiores sucessos da gigante ASUS no mundo dos smartphones.

Pois bem, estamos em 2020, e chegou agora a hora de perceber o que vale o sucessor deste curioso aparelho… Será que a ASUS conseguiu voltar a repetir a proeza? Será que a magia que tanta gente conquistou em 2019 voltou em 2020?



(Análise) ASUS ZenFone 7 Pro: Será que a magia do ano passado regressou? (Pode comprar aqui)

Zenfone 7 pro: A

Portanto, quando uma grande empresa que já anda há vários anos a tentar ter sucesso num segmento (neste caso a ASUS), e do nada consegue um grande ‘hit’, é completamente normal que o excesso de confiança a faça cometer um erro primordial… Que é o pensar que os fãs do atual aparelho irão a correr e a saltar para a próxima versão, sem olharem para o preço. Era este o meu grande medo com a ASUS, e foi essa a mensagem que passei aos responsáveis da fabricante em Portugal na altura em que começaram o desenvolvimento do ZenFone 7.

Pois bem, parece que alguém me deu ouvidos, porque apesar da ASUS ter apostado mais um pouco no ZenFone 7, ao lançar duas versões (ZenFone 7 e ZenFone 7 Pro), fez isto da melhor maneira possível, conseguindo capturar todo o público que adorou o ZenFone 6 do ano passado, sem irritar a carteira de ninguém.

Mas vamos por partes.

Quick-Review

Pontos Positivos:

  • Autonomia para dar e vender
  • Ecrã OLED com suporte a 90Hz
  • Câmera versátil

Pontos Negativos:

  • Grosso
  • Performance da câmera em ambientes escuros deixa a desejar
  • Não existe certificação de proteção contra salpicos ou poeira

Design

Zenfone 7 pro: A

No nosso caso, temos o ZenFone 7 Pro para teste, sendo óbvio que temos aqui um digno sucessor do ZenFone 6, ao seguir a mesma exata linha de design do modelo anterior. O corpo não é obviamente fino (graças à bateria de 5000mAh e módulo de câmeras Flip), mas continua a ter o seu charme graças à curvatura traseira.

Esquecendo isto, o que realmente salta à vista é o ecrã e módulo de câmeras! O que tem uma coisa a ver com a outra? É simples, não existe câmera frontal neste menino, porque a câmera traseira, é também a câmera frontal!

Confuso? Não há necessidade… Afinal de contas, o que diferencia este ZenFone de tudo o resto é mesmo a sua solução de câmeras, visto que temos aqui uma ‘Flip Cam‘, que basicamente mete o módulo traseiro do aparelho em cima do ecrã para servir como câmera frontal.

Isto é estranho, é muito diferente, mas também traz várias vantagens! Afinal de contas, temos acesso à qualidade máxima do módulo de câmeras em qualquer situação. Ou seja, se quer selfies de qualidade, look no further!

No entanto, é óbvio que isto também mete algumas dúvidas na cabeça dos utilizadores, visto existirem sempre alguns medos em relação à durabilidade do mecanismo. Mas se o ZenFone 7 for similar ao ZenFone 6, podem estar descansados.

Além de tudo isto, a ASUS também corrigiu aquele que era para a parte do design mais antiquada e feia, na minha opinião, o sensor de impressão digital físico na traseira. Agora fica posicionado na lateral direita, no mesmo sítio do botão On/Off.

  • Dimensões: 165.1 x 77.3 x 9.6mm
  • Peso: 230g
  • Proteção: Gorilla Glass 6

Ecrã

Zenfone 7 pro: A

Esta é uma das grandes evoluções do novo modelo, visto que em vez de um ecrã IPS LCD, temos agora um ecrã AMOLED FHD+ capaz de chegar aos 90Hz. Para mim, este é o sweet spot para esta gama de preços, não queria nem mais nem menos, está perfeito.

Vai conseguir ver conteúdo multimédia com muita qualidade, sem lidar com ‘notches’ ou furos no ecrã. Ao mesmo tempo que conta com margens mais finas, e uma fluidez muito agradável. É também notório que a ASUS sabe o que está a fazer na calibração de cores.

Desempenho e Autonomia

A performance está toda lá! O SoC Snapdragon 865+ é o melhor que o mundo Android tem para oferecer, e claro, com o ecrã OLED de 90Hz, tudo parece super fluido e rápido. Além disso, temos uma super bateria de 5000mAh que por acaso até conta com carregamento rápido de 30W (infelizmente não temos carregamento sem fios).

Facilmente irá chegar às 6 ou 7 horas de Ecrã Ligado com uso muito intensivo com este menino. Em suma, se quer bateria, tem aqui uma excelente alternativa.

Câmeras

Zenfone 7 pro: A

O facto do módulo de câmeras ser ‘Flip’, indica-nos desde logo que a performance fotográfica é um grande foco da ASUS. No entanto, não espere encontrar aqui um rival ao iPhone 12, Galaxy Note 20 Ultra ou Mate 40 Pro.

A performance é boa, vai tirar selfies brutais, mas também vai sofrer em algumas situações, especialmente se a iluminação não fora favorável.

Configuração: 64 MP (principal) f/1.8 + 12 MP (Super Ultra Wide) f/2.2 + 8 MP (telefoto), f/2.4

Exemplos em baixo:

Desempenho e Autonomia

Até agora tenho 0 queixas quanto à performance, o SoC Snapdragon 865+ é o melhor que o mundo Android tem para oferecer, e claro, com o ecrã OLED de 90Hz, tudo parece super fluido e rápido. Além disso, temos uma super bateria de 5000mAh que por acaso até conta com carregamento rápido de 30W (infelizmente não temos carregamento sem fios)

Este é um tema que irei tentar aprofundar mais na review detalhada.

Conclusão

Em suma, este ZenFone é tudo aquilo o que se pedia para um sucessor ao aparelho do ano passado. A experiência de utilização está agora um pouco superior, graças a um pequeno aumento na qualidade de todos as componentes chave que acabam por dar origem a um smartphone de qualidade.

Se por acaso está interessado mas está na dúvida se deve comprar ou não. A nossa opinião é que sim. No entanto, também deve olhar para Galaxy S20 FE, que é inegavelmente o grande rival desta oferta da ASUS.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto, se estiver interessado no ZenFone 7 ou ZenFone 7 Pro, clique aqui para o comprar diretamente à ASUS.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Windows 10: AMD, Nvidia e Intel têm novos updates! Atualize já

Todos queremos um PC a dar o máximo e sobretudo que esteja pronto para as próximas versões do Windows 10 e também para os...

Mega-promoção 2020 Cyber Week: Windows 10 a 7 Euros

Apesar da grande venda da Black Friday já ter acabado, assim como a Cyber Monday, as megapromoções não param. Assim, a Godeal24.com já preparou...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade! Atualize já

Em Setembro do ano passado, a Google adicionou uma nova visualização de memórias no Google Fotos. A ideia é ajudar os utilizadores a descobrirem...

Espera por Cyberpunk 2077? Streams só depois do lançamento!

Estando a apenas uma semana de distância, Cyberpunk 2077 já faz com que vários jogadores sintam aquele friozinho na barriga. Afinal de contas, este...

Nova personagem bombástica vai chegar ao Fortnite! Krat…

Apesar de já se encontrar no mercado há uma série de anos, Fortnite não parece querer desacelerar. Afinal de contas, depois da nova season...