(Análise) VIVO V23 5G: Um smartphone diferente!

(Análise) VIVO V23 5G: Conhece a Vivo? Estamos a falar de uma fabricante Chinesa de aparelhos mobile cada vez mais interessada no mercado Português, que pretende rivalizar de frente com a Samsung, Apple, e Xiaomi, sendo exatamente por isso que temos cada vez mais e mais modelos a chegar às prateleiras, de forma a popular todas as gamas de preço, e assim responder às necessidades de todos os tipos de consumidores.

Curiosamente, é também uma fabricante que aposta muito nas operadoras, disponibilizando os seus aparelhos a preços muito aliciantes, graças à ajuda dos pontos.

Dito tudo isto, a Vivo, que pertence ao mesmo grupo da Oppo e OnePlus (BBK), sempre apostou forte e feio na performance fotográfica, de forma a se conseguir destacar das suas fabricantes irmãs, e claro, das suas restantes rivais dentro do mundo Android. Contudo, não é apenas na qualidade fotográfica que a marca se destaca! Aliás, na nossa opinião, o Vivo X80 Pro, que tivemos o prazer de analisar há alguns meses atrás, é o melhor Smartphone Android de 2022. (Só é pena nunca ter chegado às prateleiras Portuguesas…).

Vamos ver o que vale o Vivo V23 5G?

(Análise) VIVO V23 5G: Um smartphone diferente do resto!

Portanto, agora chegou a vez de olharmos para o VIVO V23, uma alternativa de gama média, que tenta conjugar muitos dos pontos fortes da fabricante, num produto mais amigo da carteira dos consumidores Portugueses.

Especificações Técnicas:

  • SoC: MediaTek Dimensity 920
  • Ecrã: OLED 6.44” / 90Hz / FHD+ (1080 x 2400 pixels/ 409 ppi)
  • RAM: 8/12GB LPDDR4X
  • Armazenamento: 128/256GB
  • Câmeras: 64MP + 8MP + 2MP / Frontal: 50MP + 8MP
  • Bateria: 4200mAh
  • Dimensões e Peso: 157.2 * 72.4 * 7.3 mm / 179g

Design e Ecrã

De forma muito resumida, podemos de imediato dizer que o VIVO V23 é um telemóvel bonito, bem construído, sendo capaz de gritar “premium” por qualquer ângulo que veja ou toque. É também um dos smartphones mais finos e leves que o dinheiro pode comprar, ao pesar 179g, com uma espessura de apenas 7.4mm.

Em termos visuais, o telemóvel traz um acabamento prismático, que honestamente faz com que eu não seja capaz de lhe dizer que cor é esta. Tanto é dourado, como é azul, como passa a esverdeado! No fundo, tudo dependo da luz que incide no aparelho.

Entretanto, em termos físicos, temos aqui um design mais ‘boxy’, a fazer lembrar o iPhone, ou o Oppo Reno 8 Pro que tivemos a analisar há algumas semanas atrás.

Posteriormente temos o ecrã, um painel AMOLED de 6.44” capaz de ir até aos 90Hz, com capacidades HDR10+, 10-bits de cor, e claro, como já deve ter percebido, uma notch bem visível para dar espaço às duas câmeras frontais. Nos nossos testes, o ecrã foi sempre rápido, fluído, e mais importante que tudo isto, capaz de passar cores bem vivas, e com pretos realmente profundos. Muita qualidade neste ecrã, tanto para o uso diário, como também para o consumo de multimédia de alta resolução.

Performance

MediaTek 5G

Já no campo da performance, temos um SoC Dimensity 920, que infelizmente fica um pouco abaixo do Dimensity 1200, ou do Qualcomm 870. Processadores que entretanto já chegaram ao mercado, a servir como base a aparelhos um pouco mais baratos, comparativamente a este VIVO V23 5G.

Ainda assim, é um processador que não complica, e que sempre foi capaz de oferecer uma boa experiência de utilização, tanto numa utilização mais banal (redes sociais), como numa utilização mais exigente (jogos). Um nível de performance em que em muito se deve à presença de muita e boa memória RAM! Afinal de contas, a nossa versão de teste vem equipada com 12GB de memória LPDDR4X, e se for preciso, ainda é possível ir buscar mais 4GB ao armazenamento interno.

Em aspetos negativos, apenas tenho um dedo a apontar… Vai para o áudio. Infelizmente, a Vivo decidiu não implementar um sistema de colunas stereo. Algo banal nos tempos que correm, e que acaba por afetar a imersividade do conteúdo, caso esteja a utilizar o smartphone sem auscultadores ou earbuds.

Por fim, no software, temos o FunTouchOS 12, que oferece muitas funcionalidades extra, e úteis. Contudo, ainda traz muita coisinha pré-instalada que é completamente inútil, como é completamente normal em qualquer smartphone desenvolvido e produzido por uma fabricante Chinesa.

Bateria

Produzir um telemóvel super fino e leve, significa que há menos espaço para a bateria. Sendo exatamente por isso que no Vivo V23 5G temos uma célula de apenas 4200mAh. Ainda assim, não tive problemas em tirar um dia de utilização rigoroso da mesma.

Vale a pena salientar que dentro da caixa, além da capa, temos um carregador de 44W incluído, que por sua vez é capaz de levar a bateria dos 0 aos 100% em menos de uma hora. Not Bad!

Fotografia

Pois bem, no início deste artigo falámos imediatamente do grande foco na fotografia que a Vivo tem trazido para cima da mesa. Afinal de contas, além de um módulo traseiro poderoso, temos também uma aposta muito interessante na frente, com dois sensores, e imagine só… Dois flashes!

O VIVO V23 5G não brinca no campo da fotografia. Vamos ver algumas capturas para perceber o que podemos encontrar?

Selfie

No campo das selfies, gostei do facto do Vivo V23 ter várias funcionalidades disponíveis no ato da selfie, ao permitir muita personalização. Mas o que realmente gostei, foi mesmo o não obrigar à utilização de um modo de beleza automático.

Os dois flashes valem a pena? Bem, o facto de termos esta especificidade à frente, garante sempre uma boa iluminação, especialmente se gosta de fazer chamadas de vídeos, vlogs, ou lives nas redes sociais.

 

Conclusão

O VIVO V23 5G é um bom smartphone, que vai conquistar muitos dos consumidores com o seu design moderno, bonito, e claro, com a qualidade construção própria da marca.

O nível de performance é bom, mas, se a Vivo tivesse optado por um SoC superior, e um ecrã capaz de chegar aos 120Hz, facilmente teríamos aqui um dos reis da gama de preços entre os 400~500€.

Em suma, é um aparelho espetacular para quem adorar tirar selfies, e quer algo bonito nas mãos.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

REVIEW POR CATEGORIAS

Pontuação
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...
(Análise) VIVO V23 5G: Conhece a Vivo? Estamos a falar de uma fabricante Chinesa de aparelhos mobile cada vez mais interessada no mercado Português, que pretende rivalizar de frente com a Samsung, Apple, e Xiaomi, sendo exatamente por isso que temos cada vez mais...(Análise) VIVO V23 5G: Um smartphone diferente!