Vivo X80 Pro: O melhor do mundo Android! Mas vai comprar?

(Análise/Review – Vivo X80 Pro) Como deve imaginar, ser uma fabricante nova num mercado tão saturado como é o mundo dos smartphones Android, é uma óbvia missão complicada, isto mesmo que tenha muito dinheiro para investir, muita vontade de vencer, ou claro, tenha os melhores aparelhos deste mesmo mercado.

Porquê? É muito simples, porque é preciso chamar a atenção dos consumidores, e em Portugal, a maneira mais fácil de conseguir esta proeza, é ao oferecer um bom produto, a um preço ainda melhor.

Contudo, a Vivo decidiu entrar a matar no preço, ao lançar o seu novo X80 Pro a 1299€. Se a qualidade justifica o preço? Sem qualquer sombra de dúvida! Mas para um primeiro grande lançamento, era importante fazer um ‘undercut’ significativo às mais populares, e mais estabelecidas Samsung, Apple, e claro, Xiaomi.

Afinal de contas ao optar por um preço mais agressivo, apesar de justificado, a Vivo vai sofrer um pouco com o efeito que eu gosto de chamar “ser o miúdo novo no bairro”. Consegue imaginar um consumidor, que nunca ouviu falar da Vivo, e depois vê um Galaxy S22 Ultra ao mesmo preço, ou ligeiramente mais barato? Vai escolher qual? Hmm…

Em suma, mesmo que o Vivo X80 Pro seja superior, e na verdade até é em mais que um aspeto, neste exemplo concreto, a Samsung tem mais estatuto, tem mais presença, tem mais anos de mercado, e no final do dia, isso ainda conta muito.

Infelizmente, é preciso educar os clientes primeiro, para depois apostar forte na gama Premium.

Ainda assim, apesar do preço, o Vivo X80 Pro é inegavelmente o melhor smartphone que tive o prazer de analisar em 2022!

É um aparelho que demonstra um poderio, e fluidez, simplesmente extraordinário, em qualquer situação. Algo curioso, visto que apesar de apenas chegar agora ao mercado, ainda é baseado no ‘velhinho’ Snapdragon 8 Gen1 (4nm Samsung), em vez do mais recente Snapdragon 8+ Gen1 (4nm TSMC), que já podemos encontrar no ROG Phone 6, e claro, vamos também encontrar no Zenfone 9, este último um smartphone mais amigo da carteira, que na minha opinião tem tudo para impressionar.

Mas hoje estamos aqui para falar do X80 Pro! Vamos a isso?

Vivo X80 Pro – Para mim, o melhor smartphone do mundo Android

X80 Pro, Vivo

Portanto, o que traz o X80 Pro de diferente? Esta é a questão do milhão de euros, especialmente quando se fala de uma marca nova, num mercado saturado como é o ecossistema Android.

Pois bem, a Vivo apostou forte e feio numa parceria com a Zeiss, que na nossa opinião, resultou no melhor aparelho Android para fotos que o mercado alguma vez viu chegar às prateleiras. O ‘know-how’ da Zeiss faz-se sentir em toda e qualquer captura. Seja na eliminação de focos de luz sem sentido, ou na estabilização de cada sensor.

É quase impossível tirar uma má foto com este telemóvel. Simplesmente incrível.

  • Saiba mais acerca daquilo que a Zeiss nos mostrou, aqui.

Aliás, na Leak.pt até já fizemos uma comparação entre o Vivo X80 Pro, e a figura do mundo Android, pelo menos até aqui, que é o Galaxy S22 Ultra da Samsung. Quem ganhou? Por larga margem? Adivinhe lá? (Link)

Mas, como deve imaginar, um foco gigantesco na capacidade fotográfica não significa que o resto tenha sido descurado.

Vamos dividir a coisa por partes.

Especificações técnicas

vivo X80 Pro
Temos uma capa incluída na caixa, a imitar pele, que fica realmente muito bem no aparelho.
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen1
  • Ecrã: 6. 78’’ AMOLED LTPO3 QHD+ (1440 * 3400) 1~120Hz, HDR10+, 1500nits
  • Memória: 12GB RAM LPDDR5
  • Armazenamento: 256GB UFS 3.1
  • Câmeras: 
    • 50 MP, f/1.6, (wide), 1/1.3″, PDAF, Laser AF, OIS+ 8MP + 12MP 
    • 8 MP, f/3.4, (periscópico telefoto), 1/4.4″, 1.0µm, PDAF, OIS, 5x zoom ótico
    • 12 MP, f/1.9, 50mm (telefoto), 1/2.93″, 1.22µm, Dual Pixel PDAF, 2x zoom ótico, gimbal OIS
    • Frontal: 48MP AF
  • Bateria: 4700mAh com suporte a carregamento rápido de 80W com fios, e 50W sem fios (Carregador de 80W incluído)
  • Dimensões: 164.6 x 75.3 x 9.1 mm / 215g

Design e Ecrã

À primeira vista, o X80 Pro é apenas mais um smartphone, especialmente na frente, onde as diferenças entre o resto este aparelho, e os restantes topo de gama Android é pequeníssima, ou inexistente. No entanto, na traseira, temos um filosofia de design mais retro que simplesmente adoro.

O módulo de câmeras é grande, e por isso mesmo, ocupa grande parte da traseira do aparelho. Isto é mau? Não! Dá personalidade ao aparelho.

Além disto, a curvatura do ecrã, acompanhada pela cantos arredondados e igual curvatura da traseira, faz com que o uso do dia-a-dia, mesmo durante muitas horas, seja sempre, ou quase sempre extremamente confortável.

Muito resumidamente, não é extremamente diferente, visto que a Vivo não quis reinventar a roda. Mas onde decidiu tocar, a fabricante tocou bem.

Ecrã

X80 Pro, Vivo

Aqui temos um ecrã muito similar ao da concorrência direta, ou seja, um painel OLED LTPO de grandes dimensões (6.78”), de produção Samsung, capaz de andar entre 1Hz e 120Hz, de forma dinâmica, dependendo daquilo que está a acontecer no ecrã. A resolução nativa é QHD+.

Esquecendo a parte técnica, a verdade é só uma, é apenas e só um prazer olhar para este ecrã! Tem cores, tem brilho, tem fluidez, e é super confortável em qualquer ambiente de utilização.

Mas talvez mais importante que o ecrã, é o que está por baixo… O sensor de impressão digital de grandes dimensões! Que além de permitir uma autenticação com dois dedos, para apps que você ache mais “sensíveis”, temos ainda a possibilidade de desbloquear o aparelho diretamente para dada app, naquilo que na prática, é um mini sensor de impressão digital pensado apenas e só para aquela app.

No meu caso, tenho o Vivo X80 Pro configurado para entrar no WhatsApp, ou Instagram, como pode ver em baixo. (Disponível com o ecrã desligado – AoD, ou no ecrã de desbloqueio).

Performance

Como disse em cima, o novo topo de gama da Vivo é baseado no Snapdragon 8 Gen1, e não no mais recente, mais poderoso, e mais eficiente, Snapdragon 8+ Gen1. No entanto, a verdade é que isso não se nota no dia-a-dia.

A Vivo fez um excelente trabalho no controlo da temperatura do processador da Qualcomm. Ao mesmo tempo, ao conjugar este pacote com 12GB de memória RAM LPDDR5, e 256GB de armazenamento UFS 3.1, deu origem a um aparelho simplesmente brutal, capaz de dar luta, ou ultrapassar os tradicionais gigantes do mundo Android.

Ainda no campo da performance, mas já na parte da fotografia, é preciso salientar que a fabricante junta um chip proprietário ao SoC da Qualcomm, de seu nome Vivo V1+. A ideia é levar o processamento de imagem a um nível completamente novo, algo que temos oportunidade de ver nas capturas de imagem em baixo.

Fotografia

X80 Pro, Vivo

Pois bem, já que estamos a falar de processamento de imagem, temos obviamente de falar muito, e bem, do módulo de fotografia do Vivo X80 Pro, desenhado em conjunto com a Zeiss.

É aqui que a Vivo apostou tudo o que tinha, e bem, os resultados estão à vista! Assim, se por ventura gosta do mundo da fotografia, mas não tem a mínima noção do que está a fazer. Temos aqui um aparelho “à prova de nabos”. Vai ser um génio da fotografia, em toda e qualquer ocasião, visto que o X80 Pro traz para cima da mesa aquele que é o módulo mais poderoso, e mais consistente, do mercado Europeu.

Zoom

Selfie

Entretanto, no vídeo, este aparelho também faz um brilharete, com muito detalhe, e um nível de estabilização absolutamente incrível. Como pode ver no vídeo em baixo, em que mesmo comigo aos saltos a gravar, temos uma captura de imagem extremamente competente.

Autonomia

Infelizmente, o Vivo X80 Pro não se destaca na bateria, pelo menos no campo da capacidade. Ao fim ao cabo, apresenta uma bateria de ‘apenas’ 4700mAh.

Se isto é suficiente? Depende sempre do seu caso de uso, mas na minha experiência, 1 dia inteiro de utilização pesada não é difícil de alcançar. Por outro lado, temos a ajuda de um carregador de 80W, incluído na caixa, bem como a suporte a carregamento sem fios de 50W (Qi). Por isso, no geral, até estamos bem servidos.

Especialmente porque, apesar do facto de a bateria não ser a maior do mercado, a Vivo faz uma excelente gestão dos recursos, levando a eficiência energética muito a sério. O que claro está, resulta numa autonomia muito decente, a par dos seus colegas topo de gama do mundo Android.

Conclusão

Resumindo e concluindo, o Vivo X80 Pro é para mim o melhor smartphone do mundo Android que o dinheiro pode comprar. O problema é mesmo a quantidade de dinheiro necessária para lhe meter as mãos em cima. A Vivo deveria ter feito um lançamento a rasgar a concorrência, porque com a qualidade deste aparelho, seria uma jogada de génio.

Assim, apesar de toda a sua qualidade, vai ser extremamente raro ver um X80 Pro na rua. O que é verdadeiramente uma pena.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Um excelente lançamento? Ou o preço estraga tudo? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

REVIEW POR CATEGORIAS

Ecrã
10
Performance
10
Fotografia
10
Autonomia
9
Preço
8

EM RESUMO

Resumindo e concluindo, o Vivo X80 Pro é para mim o melhor smartphone do mundo Android que o dinheiro pode comprar. O problema é mesmo a quantidade de dinheiro necessária para lhe meter as mãos em cima. A Vivo deveria ter feito um lançamento a rasgar a concorrência, porque com a qualidade deste aparelho, seria uma jogada de génio. Assim, apesar de toda a sua qualidade, vai ser extremamente raro ver um X80 Pro na rua. O que é verdadeiramente uma pena.

Subscrever

Outros artigos

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

Como ter três meses de Spotify totalmente grátis!

Ninguém gosta de passar ao lado de uma boa...

Sony quer acabar com a câmera frontal! Saiba como!

Enquanto a tecnologia de câmera frontal escondida continua a...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.
Vivo X80 Pro: O melhor do mundo Android! Mas vai comprar?Resumindo e concluindo, o Vivo X80 Pro é para mim o melhor smartphone do mundo Android que o dinheiro pode comprar. O problema é mesmo a quantidade de dinheiro necessária para lhe meter as mãos em cima. A Vivo deveria ter feito um lançamento a rasgar a concorrência, porque com a qualidade deste aparelho, seria uma jogada de génio. Assim, apesar de toda a sua qualidade, vai ser extremamente raro ver um X80 Pro na rua. O que é verdadeiramente uma pena.