(Análise) Sony XH90 4K Smart TV (Full Array-LED)

Como tenho dito nos meus últimos artigos acerca das tecnologias de ecrã (OLED, LED, Full Array, etc…) e funcionalidades específicas de cada TV como o HDR (HDR10, HDR10+, Dolby Vision, etc…), a escolha de uma TV em 2020 é tudo menos uma missão fácil!



É que além do tamanho, do tipo do ecrã e das funcionalidades, temos ainda que escolher a marca da TV que melhor assenta nas nossas necessidades! Dito isto, apesar da Sony ter sido a rainha de tudo o que era tecnologia no nosso mercado há alguns anos… A verdade é que a gigante Japonesa perdeu muito do seu fulgor! Ou será que não?

Será que a Sony ainda tem argumentos para nos convencer a deixar de lado as mais populares LG e Samsung? Vamos tentar perceber com a nova XH90 de 65”.

(Análise) Sony XH90 4K Smart TV (Full Array-LED) 

XH90

Portanto, mesmo que já tenha decidido que vai ter uma TV Sony, tem muito por onde escolher! Por isso, nada melhor do que começar a analisar logo uma das suas gamas mais recentes, e também mais interessantes da fabricante Japonesa.

Ao fim ao cabo, apesar de produzir ecrãs OLED, a Sony também aposta muito na tradicional tecnologia LCD, se bem que opta sempre por meter uns pózinhos premium nas suas soluções, como é o caso desta XH90 que aproveita todas as vantagens do Full Array LED. Será esta a solução ‘budget’ se quiser todas as tecnologias mais recentes, mas não tem carteira para uma TV OLED de grandes dimensões? Vamos tentar perceber!

É que segundo a nossa experiência, esta XH90 da Sony é capaz de meter uma das suas maiores rivais em cheque no número de funcionalidades e preço, a Samsung QLED Q80T. Sabe porquê? Esta TV da Sony oferece muita coisinha boa que normalmente apenas encontraria em modelos mais caros.

Especificações técnicas:

  • Tipo de ecrã:  VA-Type LED-lit LCD
  • Resolução: 4K/UHD (3,840 x 2,160)
  • Atualização: 2160p @ 60Hz/ 1080p @ 120Hz / 2160p @ 120Hz
  • Formatos HDR: HDR10, HLG e Dolby Vision
  • Áudio: Dolby Digital Audio, Dolby Atmos e DTS Digital Surround
  • Entradas HDMI: HDMI 2.0 x 4
  • Apps: Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video, Google Play Movies, Rakuten TV, YouTube, BBC iPlayer, ITV Hub, All 4, My5, etc…
  • Tuners: DVB-T/T2, DVB-C, DVB-S/S2
  • Gaming: 120Hz, VRR e ALLM
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac e Bluetooth 4.2
  • SO: Android TV

Análise

Esta nova Sony XH90 4K LCD HDR vem para o lugar da Sony XG85 de 2019, sendo uma atualização super interessante e importante. Ao fim ao cabo, o antigo painel LED (Edge-Lit) abre espaço para um novo LCD VA com iluminação Full-Array LED. Desta forma, o novo modelo é capaz de oferecer um contraste superior, bem como um brilho máximo superior! Tudo coisinhas boas se valoriza a qualidade de imagem da sua TV.

No entanto, nem tudo são vantagem, visto que os paínes VA têm uma dificuldade acrescida nos ângulos de visualização. Ou seja, se optar por esta TV, tenha a certeza que consegue ficar numa posição frontal para aproveitar todas as suas capacidades.

X1 hdr
X1 4K HDR – Chip que fica um pouco aquém do X1 Ultimate, mas que ainda assim cumpre muito bem a sua missão

Entretanto, em relação ao processador que dá vida à TV, temos o X1 4K HDR em vez do X1 Ultimate que encontramos nos modelos topo de gama da Sony. Ainda assim, este ‘X1’ é perfeitamente capaz de cumprir a sua missão, ao munir a XH90 com uma capacidade fantástica de repodução de imagens reais mas vibrantes, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de conteúdo 4K SDR e 4K HDR.

Além disto, é também capaz de fazer upscale para 4K a conteúdos FHD e QHD.

Quanto ao suporte das tecnologias HDR, temos aqui HDR10, HLG e Dolby Vision, por isso, se gosta de fazer streaming de conteúdo na Netflix e serviços similares, fica muito bem servido. Aliás, consumi Netflix forte e feio com esta TV, e a qualidade de imagem era simplesmente de comer e chorar por mais.

No campo do som, temos Dolby Atmos, Dolby Digital e DTS Digital Surround. Um pacote bastante porreiro, quando temos em conta a configuração do sistema Acoustic Multi Audio System da TV em questão. (A XH90 de 55” tem apenas duas colunas, mas os restantes modelos contam com uma solução significativamente mais apetrechada.)

A Sony XH90 conta com funcionalidades de topo, que curiosamente nem encontramos em modelos mais caros!

Ao fim ao cabo, apesar da XH90 apenas contar com portas HDMI 2.0, a Sony afirma ser capaz de munir a TV com 4K @ 120Hz, VRR e ALLM, graças a uma atualização de software que já está a caminho. Ou seja, quando a PS5 e Xbox Series X chegarem no fim do ano, esta TV vai ser super apetecível para jogar forte e feio.

Caso não saiba, se realmente quiser usufruir da nova geração de consolas… Vai mesmo ter de mudar de TV!

Conclusão

XH90

Esta aposta da Sony é realmente muito interessante, especialmente se quer uma TV de grandes dimensões com acesso às tecnologias de nova geração! (Que claro está, irão basicamente ser um ‘must’ se quiser comprar uma PS5 ou Xbox Series X.)

Dito tudo isto, posso dizer que fiquei muito agradado com a experiência, chegando à conclusão que a Sony continua a manter toda a sua qualidade no mundo das TVs.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

Saiba mais aqui.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office 2021 vai ser lançado ao mesmo tempo que o Windows 11!

A Microsoft está a fazer um sucesso completamente absurdo com o seu Microsoft 365 e Office 365, dois serviços de subscrição que poderão muito...

O IKEA vai (finalmente) começar a vender mobília ASUS ROG

Há cerca de um ano, o IKEA e a ASUS juntara-se numa parceria muito interessante, que deveria dar origem a uma extensa gama de...

Cabos caros? Para quê? Bem… A ASUS tem agora um cabo ROG!

Existe todo um submundo focado nos cabos caros, que claro está, de forma a justificar o seu preço, prometem uma performance superior aos "cabos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!