(Análise) Razer Seiren Emote: Um microfone para streamers

O mundo do streaming está cada vez maior, com muito boa gente a tentar ganhar seguidores de uma maneira ou outra, nas mais variadas plataformas. É um mercado que começa a ser muito apelativo para muitas das fabricantes de periféricos gaming, onde claro está, encontramos a velha Razer.

Aliás, este produto que temos hoje para review, é a prova de que a Razer está a testar as águas deste mercado emergente, ao pegar num design de sucesso (Razer Seiren X), e a transformá-lo em algo um pouco diferente do habitual, o que claro está, o separa de todos restantes produtos da mesma gama… Estamos a falar do Razer Seiren Emote! Um microfone de qualidade, capaz de reagir ao que se passa no chat da sua stream, com uma série de efeito personalizados ou predefinidos.

É um produto estranho, mas que certamente tem tudo para dominar este nicho do streaming.



(Análise) Razer Seiren Emote: Um microfone para streamers

Seiren Emote:

Portanto, como já deve ter percebido, o que distingue o Seiren Emote de tudo o resto, é a sua grelha de LEDs RGB escondida dentro do próprio microfone. Uma grelha capaz de se iluminar com imagens estáticas, GIFs ou até alguns padrões.

É uma espécie de ecrã de baixa resolução que fica no lado oposto aos botões de volume. Ou seja, é um ecrã que irá ficar virado para a webcam, ou como quem diz, para quem está a ver o seu stream. Aliás, o microfone serve como uma forma do streamer conseguir interagir com a audiência sem mexer uma única palha! Tudo graças ao software que acompanha o produto, que por sua vez oferece uma série de definições para configurar reações para quando alguém o segue, subscreve, faz uma doação, etc…

Design

Seiren Emote:

Muito resumidamente, o Seiren Emote é uma fotocópia do Seiren X, o que não é algo mau de se dizer. Visto que o Seiren X é um produto super-robusto, algo que se nota logo na experiência de unboxing.

Assim, temos um microfone composto pela sua maioria de metal e completo por uma grelha, temos ainda uma base muito robusta, bem como uma escolha de ‘pescoço’ pequeno ou longo e flexível. A montagem é superfácil, existindo também o suporte a braços, caso seja um streamer que leva a coisa mesmo a sério e quer o microfone na melhor posição possível.

Curiosamente, ligar o microfone é das coisas mais simples de sempre, apenas precisa de montar as 3 peças (microfone, pescoço e base), e depois ligar tudo por um cabo USB ao PC.

Infelizmente, como já deve ter adivinhado, assim que ligar este menino ao PC irá ver o afamado Synapse a dizer olá…

O Razer Synapse tem muita coisa boa, mas também tem muita coisa má… Especialmente porque no caso deste Seiren Emote, é necessário a instalação de um outro programa ‘companion’ para configurar o que realmente interessa, o ecrã LED RGB de 8bits.

Mas calma! Nem tudo é mau, o programa ‘companion’ é sobrecomposto e de configuração simples. Aliás, até traz logo formas de ligar o seu setup diretamente ao Twitch ou Streamlabs, o que facilita logo a coisa.

Performance

Seiren Emote:

O Seiren Emote tem uma performance muito boa naquilo que realmente interessa, na captura de áudio. Aliás, ficou bem acima das minhas expectativas, com algumas pessoas a escolher o áudio do microfone da Razer em vez do El Gato que uso no meu dia-a-dia, dizendo que era “mais a minha voz”.

Contudo, o microfone continua a capturar muito do barulho à nossa volta, como é o caso do barulho das teclas do teclado. (Mas aqui, se calhar é porque uso um teclado mecânico com switches MX Blue, ou seja, parece mais uma máquina de escrever à antiga do que um teclado propriamente dito).

Conclusão

O Razer Seiren Emote está na Globaldata a 171€, o que o mete na mesma gama de preços de microfones super reputados na qualidade de som como o Blue Yeti. Ainda assim, se por ventura o seu foco é mesmo a interação com os seus seguidores, é inegável que o Seiren Emote está uns níveis acima.

Tudo depende daquilo que realmente precisa e quer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também