O WhatsApp é sem dúvida uma das plataformas de comunicação mais populares. Todos a usamos e como tal somos também um alvo de um esquema que anda a circular e bem perigoso. Em Portugal já houve vários casos sobretudo em pessoas com mais idade ou menos habituadas a lidar com questões de segurança. Ainda esta semana aconteceu a um vizinho. O ataque é conhecido como esquema do OTP. OTP significa One Time Password, ou em português, palavra-passe única. Mas já vamos explicar como funciona este esquema no WhatsApp!
Alerta! Tenha muito cuidado com este esquema no WhatsApp!
Tudo começa quando alguém lhe envia uma mensagem e finge ser seu amigo. Podem simplesmente agarrar em qualquer número aleatório e enviar uma mensagem a ver se pega. A pessoa revela que está com uma emergência e pergunta se o pode ajudar. Depois a vítima recebe um código OTP no smartphone que chega do WhatsApp e a pessoa mal-intencionada pede esse código, alegadamente para acabar de configurar um serviço ou algo a que precisa de aceder. Assim que a vítima envia esse código, a sessão no WhatsApp é terminada e tudo está na mão dos criminosos.
É por este motivo que tenho de destacar este alerta: nunca forneça qualquer código que chegue pelo WhatsApp a ninguém!
Mas como é que isto é possível? É muito simples. Sempre que muda para um novo smartphone tem de instalar o WhatsApp e introduzir o seu número. Depois recebe um código que tem de colocar para autenticar a conta. Ora é isso que o criminoso faz. Coloca o seu número no smartphone dele e depois pede-lhe o código para lá colocar. Assim vai conseguir ativar a sua conta sem dificuldade.
É por tudo isto que tem de ter muito cuidado. De certeza que não quer coisas pessoais suas a circularem por aí. É que isto pode levar pessoas a fazerem chantagem consigo.
Como estar protegido
Felizmente há uma solução muito simples para este problema e que passa pela ativação da autenticação de dois fatores. Não só nos vai proteger isto, como vai impedir que no futuro andem a ver as nossas mensagens.
Dito isto, o que necessita de fazer é carregar nos três pontos no canto superior direito e escolher definições.
Depois tem de ir a conta e posteriormente escolher verificação de dois passos. Aí deve carregar em Ativar.
Depois terá de digitar o código PIN de seis dígitos. É pedido quando registar o seu número de telemóvel no WhatsApp. Depois terá de voltar a introduzir o código que escolher para confirmar.
Posteriormente será também necessário indicar um endereço de email para poder repor o seu PIN caso se esqueça dele.
Depois de fazer esses passos a verificação de dois passos estará ativada.
De facto, este é um pormenor importante e que poderá impedir que a nossa conta caia em mãos erradas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!