Samsung lidera nos smartphones, Xiaomi cresce e Huawei cai

A pandemia de COVID-19 levou a um forte declínio no mercado de smartphones este ano. No entanto, no terceiro trimestre de 2020, começámos a assistir a uma recuperação, pelo menos de acordo com um novo relatório da Gartner. Bons tempos para a Samsung nos smartphones e maus para a Huawei. Tudo devido ao legado de Trump.

Samsung lidera nos smartphones, Xiaomi cresce e Huawei cai

No terceiro trimestre de 2020, o mercado de smartphones como um todo viu um declínio de 5,7% em comparação com o terceiro trimestre de 2019. Combinados, os fabricantes de smartphones enviaram cerca de 366 milhões de unidades para distribuição. Na mesma época, em 2019, foram 388 milhões. Ou seja, números muito melhores do que as perdas de 20% vistas nos últimos dois trimestres.

No ano passado, a Samsung e a Xiaomi tiveram um crescimento considerável.

A Samsung continua a dominar o mercado em primeiro lugar, com 22% do mercado e mais de 80 milhões de unidades vendidas. A Xiaomi também aumentou para 12,1% de participação, vendendo mais de 44 milhões de unidades. Está acima dos 32 milhões em 2019 e totalizando um crescimento de quase 35% no período.

Samsung smartphones Huawei

Por outro lado, a Huawei continua a cair, uma vez que ainda lida com a proibição dos EUA. A gigante chinesa vendeu cerca de 51 milhões de unidades no terceiro trimestre. É uma queda de 21% desde 2019 e fica muito atrás da Samsung, a rival com a qual costumava lutar pelo primeiro lugar.

Samsung smartphones Huawei

A Apple também assistiu a uma pequena queda no terceiro trimestre de 2020, perdendo um pouco mais de meio por cento no comparativo anual. No entanto, isso deve-se ao lançamento tardio de novos iPhones.

Samsung smartphones Huawei

De facto é fácil percebermos que a Samsung está na melhor fase de sempre. Tanto que quer aproveitar o bom momento e lançar a gama Galaxy S21 mais cedo. Por outro lado a Huawei continua a cair devido aos problemas com os Estados Unidos. Aliás já se diz no mercado que a Xiaomi será a nova Huawei e eventualmente a marca que vai competir, para já, pelo terceiro e segundo lugar e por fim pelo primeiro. Ainda por cima já não está lá o Trump para bloquear esta subida.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub