(Análise) Razer Raiju Ultimate: Um comando com esteróides para a PS4

Razer Raiju Ultimate

(Análise) Razer Raiju Ultimate: Um comando com esteróides para a PS4! – Enquanto era miúdo, era um super fã de consolas, e passava a maioria dos meus fins de semana, e férias agarrado ao comando da minha PlayStation 2 e mais tarde PlayStation 3. No entanto, na minha adolescência, virei-me para o PC, e para jogos como World of Warcraft, League of Legends, e ademais.

Dito isto, foi em 2018, que decidi voltar a entrar no mundo das consolas, com uma PS4 Pro, e rapidamente me voltei a apaixonar por este mundo!



É claro que o mundo dos PCs tem as suas vantagens, mas o mesmo pode ser dito do mundo das consolas...  Aliás, na minha mais honesta opinião, num mundo ideal, temos todas as plataformas disponíveis, para conseguirmos jogar todos os excelentes exclusivos que a Sony, Microsoft e Nintendo lançam todos os anos.

Mas vamos voltar ao tema do artigo, o comando Razer Raiju Ultimate! Afinal de contas, este comando, ajudou-me bastante a voltar a apaixonar-me por este mundo, e muito curiosamente, até pode ser usado para jogar no PC

Razer Raiju Ultimate

Em boa verdade, nunca tive qualquer problema com o comando ‘standard’ da PlayStation 4. É confortável, não dá grandes problemas, e responde muito bem ao ‘input’ do jogador, além disso é super leve, aliás, é significativamente mais leve do que o Razer Raiju Ultimate.

Ainda assim, é fácil perceber, que há espaço para melhorar… Aliás, sou da opinião, que o comando da Xbox One é bastante superior à oferta da Sony. (Mas assumo que isto poderá depender do gosto pessoal)

O comando Razer Raiju Ultimate, assenta e comporta-se melhor que o comando da PlayStation 4!

Razer Raiju

Eu nunca fui de comprar comandos ‘Especiais’, ou de outras marcas fora do domínio da fabricante da consola. Por isso, foi com algum interesse que aceitei o desafio da Razer, para testar o seu comando Raiju Ultimate para a PlayStation 4.



É que caso não saiba, a Razer já vai na terceira iteração do comando Raiju!

Pois bem, num mundo que cada vez mais deixa os fios de lado. A edição Ultimate do Raiju, pode ser utilizada com ou sem fios, para a conveniência do jogador. (Sem fios, para jogar longe e à vontade, e claro, com fios para não ter de lidar com o mais ínfimo lag)

Uma coisa que irá notar imediatamente, é a qualidade dos botões, em relação ao comando ‘normal’ da PS4! Aliás, até gosto de comparar a experiência, com a passagem para um teclado mecânico, no mundo dos PCs. O que faz todo o sentido, porque os botões deste comando, têm switches mecânicos.

Assim, carregar nos botões dá logo um sentimento de satisfação, muito graças à sua qualidade e som ‘clicky’ que oferecem. (Caso não goste dos botões que vêm previamente montados, a Razer oferece peças extra, com diferentes formatos e alturas)

E muito mais importante que tudo isto, a autonomia da bateria, é muito superior àquilo que a Sony oferece com o comando normal. Até 11 horas, dependendo da utilização! O que em comparação às 4-8h do comando normal, é um excelente upgrade

O Razer Raiju é muito similar ao comando Xbox Elite Wireless… Mas será que isso é mau?

Em boa verdade, o Razer Raiju Ultimate é muito parecido com o comando Xbox Elite da Microsoft. Mas já em cima mencionei, que o comando da Xbox One é um pouco superior, por isso, não me parece que isto seja um ponto negativo, muito pelo contrário.

Tal e qual o comando ‘Elite’ da Microsoft, o Raiju Ultimate foi construído para conforto e firmeza nas mãos do jogador.

Claro que aqui recebemos o layout padrão da PlayStation, com todos os botões do comando tradicional. Contudo, as coisas não ficam por aqui, porque recebemos mais alguns botões extra, como pode ver na imagem em baixo.

Mas não ficamos por aqui, porque além dos botões extra… Se por acaso, for fã de mudar as configurações dos botões, este é o comando para si!

No fundo, esta é uma das grandes vantagens do comando! Visto que pode simplesmente ir à aplicação para smartphone da Razer, e mudar imediatamente o que cada botão faz.

Aliás, com a aplicação, pode também guardar vários perfis de jogo, para estilos diferentes. Mudando de perfil numa questão de segundos… E claro, como não poderia faltar, tem acesso à cada vez mais clássica, iluminação RGB! De seu nome Razer Chroma, que também pode ser personalizada no próprio comando. (Ou mais a fundo na aplicação para smartphone.)

Pode até fazer com que o botão mostre a cor vermelha quando está a jogar um qualquer jogo FPS. Ou azul, se estiver a jogar um joguito de Fifa 19.

Em suma, o comando é brutal em todos os sentidos… menos no preço! A custar 199€, é um comando bastante caro, para o jogador casual. Mas para um entusiasta ou ‘pro’, é sem qualquer dúvida, um periférico bastante interessante.

Se por acaso quiser saber mais, clique aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.