(Análise) ASUS ZenBook Duo 2021: Como melhorar 2 ecrãs?

(Análise) ASUS ZenBook Duo 2021: Caso já não se lembre, em 2020, a ASUS decidiu apostar forte e feio numa gama inovadora de portáteis com 2 ecrãs. Sim, de forma a ir de encontro às necessidades dos utilizadores (e escapar do carrossel dos portáteis sempre iguais, todos os anos), a gigante do mundo dos computadores decidiu fugir do ‘standard’ do mercado!

Como? Ao criar uma máquina poderosa, bonita, e fina, com um ecrã principal igual a tantos outros, e posteriormente um ScreenPad+. Ou seja, um ecrã touch que fica logo acima do teclado, capaz de funcionar tal e qual como qualquer outro monitor do mercado, ao mesmo tempo que apoiado por uma suite de software bastante robusta.

Zenbook duo 2021

Isto significa o quê? É muito simples! Desta forma, os utilizadores conseguem manter todas as vantagens da portabilidade, mantendo também a grande maioria dos benefícios do uso do tão popular ‘dual-screen’.

Por exemplo, no meu caso (sim, eu gostei tanto do portátil que decidi adquirir um no ano passado) tenho sempre o Spotify, cliente de e-mail e WhatsApp abertos no ecrã secundário, de forma a não perder nada de importante no meu dia a dia, isto enquanto trabalho normalmente no ecrã principal.

É uma solução estranha à primeira vista, mas que na verdade facilmente entranha com o uso diário, e que na verdade rapidamente nos vicia.

Dito tudo isto, a ASUS renovou a sua gama de portáteis para 2021, onde claro está, encontramos o ZenBook Duo 14” 2021, uma máquina que pega no sucesso do primeiro modelo, e mete mais alguns toques que levam este portátil a nível extremamente alto, na minha opinião de fã do formato, de quase perfeição.



(Análise) ASUS ZenBook Duo 2021: Como melhorar 2 ecrãs?

Zenbook duo 2021
ZenBook Duo 14 (2020 e 2021)

Portanto, o ZenBook Duo 14 2021 foi anunciado na CES 2021, sendo na sua génese, o portátil de dois ecrãs para as massas. Visto que ao contrário do ano passado, vamos ter modelos bem mais amigos da carteira nas prateleiras. (Mas não em todas as regiões!)

Portanto, tendo em conta que uso um ZenBook Duo de 2020 (review)todos os dias há mais de 6 meses, é muito provável que este menino Salvaterrense seja a pessoa mais indicada para indicar o que melhorou, se manteve, ou claro, piorou na nova versão.

Por isso, vamos ao que interessa.


Nota do Redator: Para ter noção das diferenças reais entre as duas máquinas, dividi os meus dias entre as duas máquinas. Ou seja, quando trabalhei no escritório, utilizei o ZenBook Duo 2020, quando trabalhei na sala de estar, utilizei o ZenBook Duo 2021.


O que mudou?

Especificações técnicas: 

  • CPU: 2.8GHz Intel Core i7-1165G7 (4-core, 12MB  Cache, up to 4.7GHz with Turbo Boost)
  • GPU: Intel Iris Xe + NVIDIA MX450
  • RAM: 16GB LPDDR4X
  • Ecrã: 14” FHD (1,920 x 1,080) IPS touch + 12.65” (1,920 x 515) ScreenPad+
  • Armazenamento: 1TB SSD (PCIe, NVMe, M.2)
  • Portas: 2x USB-C com Thunderbolt 4, 2 x USB-C 3.1, 1 x Leitor microSD, audio jack
  • Conectividade: Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0
  • Câmera Frontal: HD webcam
  • Peso: 1.62 kg
  • Tamanho: 32.40 x 22.20 x 1.69  cm

Zenbook duo 2021

À primeira vista, parece que pouco ou nada mudou no corpo do aparelho, até porque na uso do dia-a-dia, parecem exatamente iguais. Mas as coisas não são bem assim.

Sim, a “olho nú” o corpo é basicamente o mesmo… O que para mim é uma excelente notícia!

Visto que o ZenBook Duo do ano passado já era uma máquina extremamente slim e leve, ao mesmo tempo que também era um portátil bastante robusto, uma característica das gamas mais altas e premium da ASUS.

Pois bem, agora temos uma elevação no ScreenPad+, um esforço para melhorar os ângulos de visualização. Uma mudança bastante interessante, porque não só melhora significativamente o uso do segundo ecrã, como também melhora o cooling do sistema e som das colunas do portátil. (Diga-se de passagem que o som destas colunas é incrível! Tanto em volume como em qualidade musical. Curiosamente até temos certificação Harmon Kardon)

Zenbook duo 2021

O teclado também não é o mesmo, visto que agora parece menos ‘clicky’, uma desvantagem relativamente ao modelo do ano passado. Mas isto é uma preferência pessoal.

Além disto, temos também um ecrã principal ’touch’, uma funcionalidade que anteriormente estava reservada apenas para o modelo Pro. Mas que na minha opinião pessoal não é algo que faça muita falta num portátil deste tipo.

Por fim, temos agora carregamento USB-C, com a entrada AC a desaparecer por completo da máquina. (Também temos suporte a Thunderbolt 4 nas portas USB-C)

Zenbook duo 2021

Quanto à colocação dos ecrãs, tal e qual como no ano passado, a ASUS fez um trabalho tremendo ao assegurar que a adição do segundo monitor não resultava num aparelho demasiado grande ou pesado para os consumidores alvo, mesmo com a novidade da elevação.

Assim, o ScreenPad+ tem o tamanho de 12.65” e a resolução de 1920 x 515, ficando imediatamente abaixo do ecrã principal de 14” (FHD) e logo acima do teclado e touchpad. Curiosamente, em vez de utilizar os dois monitores de forma individual, pode aproveitar as margens mínimas e utilizar os dois em conjunto para criar um super monitor.

A colocação do ecrã secundário traz desvantagens ou é só vantagens? 

Zenbook duo 2021

É inegável que existe um período de adaptação quando passa para este portátil, devido à colocação do teclado e touchpad. Foi algo que apontei como grande desvantagem na review do Duo do ano passado, e continua a ser uma realidade no novo modelo. Mas é mesmo apenas isso, alguns dias em que irá estranhar a colocação destes componentes

Algo facilmente ultrapassável quando começa a tirar partido das vantagens do ScreenPad Plus, que claro está, tem agora mais funcionalidades e suporte de aplicações depois de 1 ano no mercado.

Performance

O ZenBook Duo é um ultrabook excelente para produtividade e consumo de multimédia! Tudo graças à presença de componentes poderosos e de qualidade. Afinal de contas, temos aqui um portátil equipado com um processador Intel de última geração, uma placa gráfica NVIDIA MX450, 1TB de capacidade armazenamento (SSD NVMe PCIe 3.0) e ainda 16GB de memória RAM.

Obviamente que não tem aqui uma máquina para jogar forte e feio (3DMark Time Spy: 1,560 pontos; Fire Strike: 4,827 pontos) mas para trabalhar, consumir o mais variado conteúdo multimédia, e até jogar uns marotos League of Legends e CS:GO, é extremamente competente.

Performance SSD:

Zenbook duo 2021

CPU-Z

Zenbook duo 2021

PCMark10

Zenbook duo 2021

Conclusão

Em suma, o ASUS ZenBook Duo 14” 2021 não é uma revolução, mas sim um melhorar de uma receita vencedora.

Ou seja, a fabricante pegou numa máquina que por si só já era extremamente interessante, corrigiu alguns dos problemas apontados pelos utilizadores, e lançou-a a um preço mais apelativo.

Além disto, a marca foi contra todos os receios relativos aos ScreenPad+, visto que as más linguas vieram logo a público afirmar que seria apenas um gimmick sem qualquer apoio ou atualização futura. Ao fim ao cabo, todas as melhorias de software do ecrã secundário chegaram ao modelo do ano passado! (Que curiosamente, é agora uma compra bastante apelativa, se por ventura encontrar algum stock do ZenBook 14” 2020 no mercado).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Zenbook duo 2021

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também