Inicio Hardware (Análise) ASUS ZenBook Duo: A revolução chegou aos portáteis!

(Análise) ASUS ZenBook Duo: A revolução chegou aos portáteis!

(Análise) ASUS ZenBook Duo: Como estou farto de dizer, os consumidores fartam-se de falar da estagnação do mercado de smartphones, porque são todos iguais há 4 ou 5 anos. No entanto, ninguém fala da estagnação do mercado de portáteis, que são basicamente iguais há 20 ou 30 anos! Diga-me um portátil que não tenha um teclado, um touchpad e um ecrã, tudo num formato concha que se abre e fecha! Diga-me um!

Pois bem, existe uma razão para isto, é um formato comprovado que se vende que nem pãezinhos quentes, como a ASUS tão bem sabe, visto que é uma das maiores fabricantes deste mundo.

No entanto, ser a primeira a experimentar, a testar, e por vezes falhar, é meio caminho andado para evoluir e por vezes revolucionar. Dito isto, a ASUS quer mudar a maneira como usamos um portátil no nosso dia-a-dia, e pelos vistos vai conseguir.

ASUS ZenBook Duo: Usar um portátil nunca mais será igual

Zenbook duo:

Verdade seja dita, esta não é a primeira vez que a ASUS tenta a brincadeira de meter um segundo ecrã num portátil, visto que já fez o mesmo com alguns ZenBooks, ao incluir um segundo ecrã no TouchPad. Contudo, é inegável que este design do ZenBook Duo, Duo Pro e muito recentemente do Zephyrus Duo 15 tem muito potencial para rebentar com os velhos moldes do mercado de portáteis.

Hoje vamos falar do ZenBook Duo, o mais barato dos três a contar com o famoso ecrã ScreenPadPlus. Uma máquina que facilmente mudou a maneira como uso um portátil, a minha ferramenta de trabalho mais valiosa do dia-a-dia, e que de forma bem curiosa me meteu a fazer contas à vida para perceber se tenho dinheiro para comprar um menino destes. Mas vamos por partes.

ASUS ZenBook Duo (Especificações Técnicas):

  • Ecrã Principal: 14”, 1080p (non-touch)
  • Ecrã Secundário (ScreenPad): 12.6” (touch)
  • Processador: Intel Core i7-10510U
  • Placa Gráfica: NVIDIA MX250 2GB
  • RAM: 16GB
  • SSD: 512GB PCIe
  • Segurança: Câmera Infra-Vermelhos para Windows Hello
  • Conectividade: Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0
  • Peso: 1.5kG

Como pode ver na lista, estamos a falar de um UltraBook aparentemente normal para o ano de 2020, no entanto, é uma das máquinas que mais longe está do normal. Por isso, vamos tentar focar-nos naquilo que o distingue de tudo o resto, e que certamente irá puxar a carteira do consumidor para fora do seu alcance.

Design

Zenbook duo:

Tem dois ecrãs!

Sim, isto é óbvio, o ZenBook Duo tem dois ecrãs que podem ser usados de forma individual ou em conjunto. Aliás, se achar o segundo ecrã parvo, pode simplesmente desligá-lo. Curiosamente, a primeira vez que olhei para este portátil pensei logo que temos aqui uma TouchBar realmente útil, ao contrário daquilo que a Apple implementou no MacBook Pro.

Pois bem, o segundo ecrã tem o nome de ScreenPad Plus, e é basicamente um ecrã super longo, do tamanho do próprio ecrã, mas que é também mais curto em altura, ocupando um pouco mais que um terço da parte de baixo do portátil, onde antigamente iria encontrar o tradicional teclado.

Dito isto, não é um ecrã com uma super resolução, super brilho ou elevada taxa de Hz, porque na verdade… Não precisa de nada disso para brilhar à sua própria maneira. É um segundo ecrã que está ali para o auxiliar, servindo apenas como isso mesmo, algo secundário para o ajudar a elevar a produtividade.

Muito resumidamente, se dá muito valor a ter um segundo monitor na sua secretária para aumentar a sua eficiência no trabalho, isto é basicamente a mesma ideia, mas adaptada ao mundo dos portáteis. Pode estar a bater código, enquanto vê o que se passa noutro ficheiro. Pode estar a jogar e tem ali a janela aberta do Spotify, onde pode mudar a música com um pequeno toque do seu dedo. Ou até pode estar a trabalhar em algo e a ver um jogo da Liga dos Campeões numa aba aberta no segundo ecrã.

As possibilidades são mais que muitas, em que o único fator limitador é mesmo a imaginação do utilizador.

Ok, e esquecendo o ecrã?

Zenbook duo:

O resto do ZenBook Duo é mais normal, sendo uma máquina compacta, leve, com um bom ecrã e bom hardware. No entanto, ao contrário de outros ZenBooks, este é um pouco mais massivo e preenchido, afinal de contas temos um segundo ecrã de grandes dimensões enfiado no corpo do aparelho.

Contudo, tendo em conta o potencial desta máquina, acho que a ASUS merece uma salva de palmas pelo trabalho de engenharia. Fechado, o portátil parece um portátil completamente banal.

Posteriormente, temos as pequenas curiosidades de design da ASUS como o design da dobradiça que eleva um pouco o portátil quando está aberto, o que não só facilita o arrefecimento, como também dá um outro conforto na escrita do dia-a-dia.

Além disto, podemos também dizer que é uma máquina super bem feita, e bem bonita… Mas que obviamente também tem os seus defeitos, visto não existirem máquinas perfeitas no mundo da tecnologia. E claro, as minhas duas grandes queixas são derivadas da colocação do segundo ecrã, estou a falar da posição do teclado e do TouchPad, que simplesmente não são normais para quem está habituado a escrever e utilizar um touchpad num portátil ‘normal’.

Queixas que não são muito graves, devido ao facto de ser apenas um caso de habituação por parte do utilizador, são simples compromissos que a ASUS teve de fazer para conseguir construir este aparelho.

No geral, acho que temos aqui um design pronto a revolucionar o mundo dos portáteis, e claro, a forma como vemos uma destas máquinas na nossa mente.

Performance

Zenbook duo:

Como deve imaginar, não estamos a falar de uma máquina barata, visto que na GlobalData está neste momento a 1799,99€. (Curiosamente está esgotado!)

Contudo, com o hardware desta máquina, nem é um preço especialmente louco. Ainda assim, não pense que vai jogar no ZenBook Duo, que este portátil não foi feito para isso, apesar de conseguir correr alguns jogos menos exigentes graças à sua placa gráfica NVIDIA MX250. (Jogos e-Sports correm perfeitamente, e até pode experimentar um Shadow of the Tomb Raider ou Witcher 3 com os gráficos mais baixos)

Como mencionámos em cima, temos aqui um processador de décima geração Intel, o i7-10510U, que não é chip com mais performance do planeta, perdendo para o 1065G7 encontrado noutros portáteis rivais. Mas que ainda assim é perfeitamente capaz de oferecer uma excelente performance.

Aliás, é capaz de ‘papar’ todas as tarefas que lhe meter à frente, sem nunca aquecer em demasia, mas isso também é graças ao sistema de refrigeração logo por detrás do ScreenPad Plus.

Entretanto, no campo da bateria temos aqui uma célula de 70Wh, com a ASUS a afirmar um tempo de autonomia à volta das 15 horas. Pois bem, nos meus casos de usos consigo perfeitamente ultrapassar as 10 horas, o que é excelente tendo em conta os rivais no mercado, mas 15 horas parece-me um pouco complicado.

Mas na minha opinião, a maior componente focado na performance deste portátil é mesmo o ecrã adicional, devido ao facto de potenciar forte e feio a produtividade do utilizador. Claro que não lhe vai dar mais FPS, nem mais bateria (muito pelo contrário), nem mais ciclos de CPU. Mas hey, pode estar a jogar contra um streamer, e estar a ver o gajo a jogar no Twitch para o lixar ‘in-game’!

Conclusão

Em suma, o ASUS ZenBook Duo é um portátil capaz de prender os olhares de qualquer pessoa quando é utilizado na rua. Ao mesmo tempo que também irá prender os olhos do seu utilizador- Tudo devido ao facto de estar bem construído, ser bonito, e claro, ter dois ecrãs para que os seus olhos não se desviem daquilo que deveria estar a fazer, que é trabalhar.

Assim, é fácil dizer que este esforço da ASUS não é apenas um ‘gimmick’. Sendo algo que honestamente espero que se transforme num standard no mercado. Aliás, espero que este arriscar da fabricante leve as restantes rivais a mexerem-se um pouco, para tentarem sair fora da caixa daquilo que um portátil tem sido nos últimos 20/30 anos.

É óbvio que é uma máquina com os seus compromissos, mas que realmente irá encher as medidas aos utilizadores mais exigentes.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Zenbook duo: Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Más notícias? Netflix vai ser mais cara em 2021!

Na minha opinião, o valor pedido pela subscrição da plataforma de streaming Netflix faz todo o sentido, tal é a quantidade e qualidade de...

Streamer da Twitch já vai com 1000h de live e ainda não parou!

Costuma-se dizer que os recordes foram criados para mais tarde serem batidos. O que leva, por vezes, várias pessoas ao limite. Gostam de se...

Quer um Windows 10 mais estável? Então tem de ler isto!

Alguns utilizadores gostam de ser os primeiros a instalarem todos os updates da Microsoft. No entanto, o que parece uma boa ideia pode transformar-se...

Novidade do Windows 10 vai aumentar a velocidade nos jogos!

A Microsoft está a trabalhar numa nova funcionalidade para o Windows 10 que vai ajudar a libertar recursos quando o computador perde velocidade ou...

Xiaomi Mi 10T Lite: as revelações antes do lançamento oficial!

A Xiaomi está preparada para apresentar ao mundo a nova gama de dispositivos Xiaomi Mi 10T. A propósito disto já conhecemos os nomes e...