Inicio Especiais Asus TUF FX505DT - O Melhor portátil Gaming 'Budget'?

Asus TUF FX505DT – O Melhor portátil Gaming ‘Budget’?

Os portáteis gaming são extremamente caros, certo? Bem, não necessariamente. A linha TUF da Asus inclui agora algumas alternativas pensadas para os jogos que não lhe dão cabo da conta bancária.

Afinal de contas, a combinação do acessível mas capaz GPUGTX 1650 com o Ryzen 5 3750H da AMD dá ao TUF FX505DT todas as ferramentas de que precisa para desempenho em jogos… E claro, a Asus também incluiu alguns luxuosos extras pelo meio.

Asus TUF FX505DT

Claro que inevitavelmente existem compromissos para tentar baixar o preço. Contudo, parece que os cortes necessários foram geralmente feitos nos lugares certos. Como é por exemplo o TUF A15 com a placa gráfica RTX 2060, que apesar de não ter um corpo super ‘premium’ feito de alumínio, é inegavelmente uma máquina com uma boa qualidade de construção e performance para dar e vender. Ou seja, embora esteja alojado em um chassis de plástico modestamente robusto. Realmente não se parece com um portátil “budget”, e isso é porque a Asus deixou alguns extras gaming aqui e ali.


  • Interessado em jogos? Lê mais sobre o Factorio.

Mas vamos começar com o que interessa, as especificações!

O AMD Ryzen 5 3750H é o processador que dá vida ao coração do TUF FX505DT. Este é essencialmente um APU de última geração com um facelift Zen+ e um ligeiro aumento no core clock.

Ou seja, infelizmente, não são os 7 nm dos Ryzen de 3ª geração. Estamos a olhar para um CPU de 12 nm com GPU integrado. Assim, a parte gráfica fica a cargo da AMD Radeon RX Vega 10, um iGPU capaz de suportar as tarefas básicas de renderização.

Muito resumidamente, isto significa que temos um GPU de baixo consumo para quando estivermos a jogar algo leve, estamos no navegador ou simplesmente a consumir multimédia. Mas quando precisamos de poder a sério, a Vega 10 rapidamente fica esquecida para dar lugar à placa da NVIDIA.

Especificações Asus TUF FX505DT (Cupão de desconto: GDLEAK20)

Asus TUF FX505DT

Como CPU de uso geral, o Ryzen 5 3750H tem um bom desempenho; com quatro núcleos e oito threads, tem uma boa quantidade de potência multi-thread para oferecer nesta forma acessível.

Entretanto, o desempenho geral em jogo é o esperado, considerando que é a placa gráfica que faz a maior diferença nos fps, a GTX 1650 é capaz de manter as coisas a funcionar a um nível decente.

Gaming

As expectativas podem ter que ser gerenciadas até certo ponto, afinal o GPU GTX Turing não vai brilhar em configurações ultra a 120fps. Ainda assim fornecerá jogos de qualidade a 1080p se estiver um pouco mais comedido nas configurações gráficas. E se não gostas de fazer isso sozinho, ajustando e comparando para obter o melhor desempenho, é aí que a GeForce Experience da NVIDIA realmente se destaca.

No confinamento restrito de um laptop de jogos, a capacidade do GFE de otimizar as configurações do seu jogo com base no hardware disponível, com apenas um clique, é incrivelmente útil e significa que podes obter um excelente desempenho de jogo sem ter que gastar muito tempo a testar settings para obter os fps certos.

Asus TUF FX505DT

Mesmo assim, na resolução nativa de 1080p do ecrã da Asus, a GTX 1650 permite desfrutar fps decentes mesmo nas configurações mais exigentes. O Far Cry New Dawn atingiu 44 fps em média e o exigente Metro Exodus chegando a quase 30 fps em Ultra.

Isso é bastante normal para a maioria dos jogadores de consolas.

O ecrã 1080p é um dos pequenos luxos gaming que a Asus deixou neste portátil acessível. A resolução Full HD é o standard hoje em dia, porém apresenta uma frequência de 120 Hz. Isso é fantástico na área de trabalho, e mesmo se não atingir os 120 fps, o refresh rate ainda adiciona um nível de suavidade a qualquer jogo que os ecrãs convencionais não conseguem atingir.

Também temos LEDs RGB. Isso é um luxo gaming, certo? Ou será uma necessidade gamer nos dias de hoje? Mais luxuoso ainda é o SSD Western Digital NVMe que a Asus usou como boot drive. Infelizmente, é a única unidade, porém contamos 512 GB o que já é ótimo.

Asus TUF FX505DT

Por fim temos mais um mimo com uns consideráveis 16 GB de RAM. A ASUS a fazer proveito de 8GB x 2 DDR4 a uma frequência de 2666 MHz algo que não é comum nos portáteis normais. Aproveitando a largura de banda da memória do portátil para o dobro. Realisticamente, isso não vai melhorar os fps dos jogos, mas vai melhorar o desempenho geral do sistema.

Em conclusão, temos apenas a apontar e não como defeitos o nível de construção e a placa gráfica. No entanto, todos esses são pequenos problemas representam os sacrifícios necessários que a Asus escolheu fazer para manter os custos baixos e manter o desempenho de jogo o mais alto possível. E com um portátil de jogos assim acessível, isto é tudo que podemos pedir.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco nos comentários em baixo se desejas uma review de um computador em especifico. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Diogo Isidorohttps://www.leak.pt/author/diogo/
O típico miúdo que saia da escola e jogava Counter Strike até os olhos não aguentarem mais. Agora com mais uns aninhos e com uma paixão enorme por hardware informático, jogos em geral e automóveis.

Leia também

Estes são os jogos que vão acompanhar a PS5 no lançamento!

Lançamento PS5: Como deve imaginar, no mundo tecnológico atual, lançar uma consola poderosa e inovadora não chega... Especialmente quando chegam às prateleiras com um...

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...

Afinal… Resident Evil 8 vai sair para a PS4 e Xbox One!

Pois bem, depois de vários rumores a falar de um cancelamento da versão PS4 e Xbox One do novo Resident Evil Village... Parece que...

Huawei P Smart 2021: o best seller está de volta por 229 Euros

A gama Huawei P Smart tem sido muito bem recebida na Europa. Claro que um dos fatores principais para que isto aconteça é a...

PSVR 2 – O VR para a PlayStation 5 é de um nível bem diferente!

A Sony já confirmou que o atual PSVR é compatível com a PlayStation 5, no entanto, a gigante Japonesa também já afirmou que quer...