Adeus Samsung? BOE é o novo fornecedor de ecrãs do iPhone 12

Esta fabricante Chinesa ganhou o lucrativo contrato que pode mesmo vir a valer vários mil milhões de dólares! Dependendo do sucesso dos novos iPhone 12 e posteriores modelos. No entanto, isto são más notícias para as duas gigantes Sul Coreanas, a Samsung e LG… Contudo, em paralelo, são também excelentes notícias para os fãs do OLED.



Adeus Samsung? BOE é o novo fornecedor de ecrãs para o iPhone 12

Adeus samsung

É um facto estranho, mas normal, que no mundo da eletrónica muitas marcas concorrentes que se pensa serem inimigos mortais, afinal dependerem muito umas das outras para fazer produtos emblemáticos.

Este facto fica ainda mais curioso, quando estas mesmas fabricantes parceiras/rivais metem processos em tribunal, ao mesmo tempo que continuam a colaborar.

Dito tudo isto, enquanto a Apple desenha os CPUs líderes de mercado que alimentam os seus dispositivos iPhone – e, em breve, o coração dos seus MacBooks –, e até tem o grande objetivo de ser autossuficiente. Há muito que confia em fabricantes fora do seu domínio para os seus ecrãs.

A lista de fornecedores escolhidos pela Apple tem sido para sempre dominada por grandes marcas concorrentes, nomeadamente a LG e a Samsung. A primeira produz atualmente os ecrãs para o iPhone 11 “acessível” da Apple. Enquanto a última fornece os painéis OLED para os modelos topo de gama iPhone 11 Pro e 11 Pro Max.

No entanto, com os iPhones deste ano, que serão os primeiros a suportar o 5G, a Apple parece preparada para agitar as coisas com planos para criar um misterioso novo fornecedor de ecrã! Tudo isto aparentemente à custa dos companheiros de longo prazo LG, Sharp e Japan Display, todos os quais produzem ecrãs LCD para os aparelhos de gama inferior da marca.

Sim, a Samsung ficou de fora da razia, visto que a Apple planeia continuar a usar a sua tecnologia de ecrãs para os seus smartphones topo de gama! Com o analista de tecnologia John Prosser a avançar que os chamados iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max vão sair equipados com o Samsung OLED.

Assim, enquanto a Samsung continuará a fornecer cerca de 80% dos ecrãs do iPhone, os rumores afirmam que uma empresa pouco conhecida chamada BOE parece prestes a tornar-se o segundo maior fornecedor de OLED da Apple!

Não só este é um sinal de que os modelos iPhone 12 mais baratos darão o salto do LCD para o OLED este ano. Mas também é um sinal de que a Apple está a tentar diversificar os fabricantes que utiliza, procurando assim preparar-se para uma mudança ainda maior num futuro próximo.

Mas antes de mais nada, quem é a BOE?

Que empresa é esta e como conseguiu meter as mãos num grande negócio como este, apesar do seu estatuto relativamente desconhecido? Pois bem, a BOE é de facto a maior fabricante de ecrãs da China! Fornecendo ecrãs para smartphones, televisores e outros dispositivos eletrónicos e eletrodomésticos.

A empresa, fundada em Bejing em 1993, e que na verdade adquiriu os negócios STN-LCD e OLED da SK Hynix em 2001, está em segundo lugar no ranking mundial no que diz respeito a remessas OLED flexíveis, detendo uma quota de mercado de 11% durante o primeiro trimestre deste ano.

Naturalmente, ainda está muito atrás da líder de mercado Samsung, que detinha 81% da quota de mercado do mercado OLED no mesmo trimestre.

Ainda assim, com uma parte considerável do mercado OLED já sob o seu cinto. É bem provável que a cada vez maior fabricante Chinesa comece a acumular clientes! Especialmente os que querem fugir do reinado da Samsung neste mercado mobile de ecrãs.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
David Piçarra
Tudo começou quando me ofereceram um Discman avariado, a curiosidade de o colocar a funcionar despertou em mim o interesse pelo infinito mundo da tecnologia! Desde as novidades, ao retro, eu estou lá para saber tudo!

Leia também