Amplificador de Sinal ou Powerline: O que é melhor?

Apesar do avanço das redes sem fios, a verdade é que muitos de nós ainda temos dificuldades sérias com a qualidade da nossa Internet caseira. Alias, até já temos operadoras Nacionais a publicitar a utilização de amplificadores de sinal (repetidores), de forma a tentar “vender” uma forma de resolver muitos destes problemas.

No entanto, tenho de dizer que, pessoalmente, tenho um ódio de estimação a este tipo de produto, preferindo (quase) sempre, o uso de um bom powerline, mais concretamente os da Devolo, que nunca me deixaram ficar mal.

Mas faz ideia do que muda? Qual é o foco de cada um destes aparelhos? Bem, vamos por partes.

Amplificador de Sinal ou Powerline: O que é melhor?

Portanto, como em qualquer outra situação na sua vida, não existe uma resposta 100% correta para todos os casos de uso. Ou seja, existem situações em que faz todo o sentido usar uma powerline, enquanto noutras, faz mais sentido instalar um repetir/amplificador de sinal, porque vai solucionar o problema, e é muito mais barato.

Mas, para perceber tudo isto, talvez seja boa ideia explicar o que cada um destes aparelhos faz.

O que é um amplificador, ou repetidor de sinal?

De forma muito resumida, um amplificador de sinal vai ligar-se ao seu router, e vai “repetir” o sinal que apanha. Isto permite estender o alcance do seu router, a um preço extremamente aliciante, visto que um bom amplificador de sinal é quase sempre muito mais barato que um aparelho powerline de qualidade equivalente.

Esta é a solução mais indicada para casas pequenas.

O que é um aparelho powerline?

Por sua vez, a alternativa powerline permite transportar o sinal da sua internet através da instalação elétrica de sua casa.

Imagine que quer ter Internet de qualidade no seu quarto, no primeiro andar, mas o router está na sala de estar, no rés-do-chão. Com um aparelho powerline, é possível transportar o sinal da Internet diretamente para o seu quarto, e até criar uma rede sem fios, se escolher o aparelho powerline correto para o efeito. (Existem powerlines capazes de oferecer uma rede sem fios, e/ou saídas LAN).

É uma solução mais indicada para casas grandes, ou para casos mais específicos como este exemplificado em cima.

O que é melhor?

Mais uma vez, é preciso ter em conta a situação em que se encontra, e claro, o dinheiro que quer gastar. Normalmente, para uma casa mais pequena, um bom amplificador resolve o problema.

Entretanto, numa casa maior, a solução powerline é mais apelativa, mas também é preciso ter em conta que é quase sempre mais cara, e que existem perdas na qualidade do sinal dependendo da distância, e também da qualidade da instalação elétrica da sua casa.

Ademais, se precisar de ajuda, pode sempre falar connosco nos comentários em baixo.

 

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...