(Análise) Devolo Wi-Fi Repeater 5400: Uma boa surpresa!

Devolo Wi-Fi Repeater 5400: Sou muito honesto, para mim, a Devolo sempre foi, e deve continuar a ser, sinónimo de aparelhos Powerline de qualidade. Afinal, ando a usar os produtos da marca há vários anos, e é das coisas que mais recomendo aos leitores que precisam de ajuda com a sua Internet.

Ainda assim, percebo o porquê de a Devolo também se querer “meter” no mercado de repetidores, que eu muito honestamente odeio… É que se formos completamente honestos, é exatamente nisto tipo de produto que o consumidor pensa quando quer melhorar a sua internet. Por isso, nada melhor que lançar algo acima da média, para também ir buscar alguns clientes a este espaço!

Por mim tudo bem! É que além de simples repetidores, temos aqui mais algumas funcionalidades extremamente interessantes, e talvez mais importante que isso, um nível de performance que muda o jogo, e volta a separar o trigo do joio no mundo da conectividade sem fios (ou com fios!).

Vamos por partes?

(Análise) Devolo Wi-Fi Repeater 5400: Tem muito para dar!

- Advertisement -

Portanto, hoje vamos olhar para o repetidor mais poderoso da gama da Devolo, originalmente lançada a meio do ano passado. Um aparelho que muito honestamente, se já é cliente Devolo, não deve ser analisado apenas e só como um simples ‘repetidor’, porque existe capacidades para muito mais que isso.

Sim, como repetidor, apesar de caro comparativamente às muitas soluções no mercado, é uma solução incrível capaz de garantir uma conectividade acima da média, acabando por ser mais barata que outras soluções Mesh. Mas, como substituto do router da operadora… Bem, aí é que está a magia da coisa!

Ou seja, no meu caso, como já tenho uma rede powerline em minha casa, com vários pontos de acesso Devolo, decidi fazer alguma magia com este repetidor, ao ligá-lo ao router da minha operadora, em modo bridge. O que fiz depois? Simples, desliguei as capacidades Wi-Fi do router da operadora (Bye Bye MEO!), e comecei a meter tudo numa única rede mesh, controlada primariamente por este Devolo WiFi 6 Repeater 5400. Resultado de tudo isto? Uma rede Wi-Fi Mesh simplesmente incrível, estável, e sem problemas, que me oferece cobertura em toda a casa.

Mas vamos por partes para perceber melhor o que temos aqui em mãos, porque o meu caso de uso não é de todo o objetivo da marca com esta gama de produtos.

Introdução

Pois bem, o objetivo deste WiFi 6 Repeater 5400 é muito simples! Ou seja, a ideia é aumentar a cobertura da internet em sua casa, e por isso mesmo, este equipamento conta com MIMO 4×4 na banda 5GHz, o que por sua vez significa um máximo de velocidade de transferência de dados de 4800Mbits/s (o máximo do padrão Wi-Fi 6).

Além do Wi-Fi 6, também temos suporte a padrões mais antigos, aliás, podemos criar redes Mesh com outros Powerlines ou Repetidores Devolo, mesmo que estes não tenham suporte ao Wi-Fi 6. Simplesmente vai ligar-se ao ponto mais forte no sítio onde está, à velocidade máxima que esse mesmo ponto for capaz de oferecer. Vale ainda a pena salientar, que tal e qual como os aparelhos Magic da Devolo, este repetidor tem portas Ethernet para ligar o que quiser via cabo.

Entretanto, como disse em cima, apesar de não ser de todo o foco da fabricante, este repetidor, apesar de não ser um router, também serve como substituto ao router da operadora, que tanta vez é a causa de muitos dos problemas da rede sem fios dos nossos utilizadores.

Design e Funcionalidades

O design é algo muito à imagem da Devolo, sendo um bloco vertical, completamente branco, com alguma iluminação LED a apontar a qualidade da ligação sem fios à sua rede.

Mas tem uma grande vantagem face à grande maioria dos repetidores que pode encontrar no mercado, incluindo a restante gama da Devolo, este repetidor não tem de ser ligado diretamente na tomada elétrica, e por isso mesmo, pode montá-lo onde bem entender, em vez de ficar ali a ocupar um sítio, um bocado à toa.

Além de tudo isto, temos um botão WPS na traseira, entrada para alimentação, e claro, as portas LAN que já mencionámos em cima.

A instalação é extremamente simples, sendo possível apenas carregar no botão WPS do seu router caseiro, e depois neste repetidor, para começar a utilizar no imediato. Ou então, se quiser, fazer algum pouco mais complexo, como eu fiz, na app da Devolo.

No caso deste repetidor, no meu teste, todo o meu andar de baixo, e parte do primeiro andar estão cobertos. (tenho uma casa com primeiro andar e sótão). Por isso, se o seu foco é a performance, bem, não há como enganar.

Performance

Já que falámos na performance, temos de dizer que apesar do máximo de velocidade deste aparelho estar fixado nos 4800Mbits/s… A verdade é que nunca vamos chegar a estes números.

Primeiro, porque a velocidade contratada em Portugal está muito longe deste limite, segundo, porque os nossos aparelhos não chegam a este tipo de velocidade, e claro, é o limita máximo, tudo depende da proximidade ao ponto de acesso, e obstáculos no caminho.

Mas, no geral, tem-se portado mesmo muito bem! Sendo capaz de oferecer velocidades a tocar nos 500Mbits/s na minha sala de estar, que é o sítio principal de atuação deste menino. Noutras salas, consigo facilmente chegar aos 200~300Mbits/s, sem grandes dificuldades. Mas o que realmente conta no meio disto tudo nem é a velocidade, é a consistência do sinal, e a estabilidade da ligação à Internet. Eu tenho sempre a plena confiança que está tudo a funcionar bem, e que se há problemas, estes não são do meu lado. (A olhar outra para ti MEO…)

Conclusão

Em suma, foi uma adição excelente à minha rede caseira! Tanto no uso que eu lhe dou, que é quase como se fosse um router. Mas também como amplificador de sinal, quando resolvi andar a fazer testes.

Se quer qualidade, não há mesmo que enganar.

Bem, Devolo, já temos Powerlines e Amplificadores de Sinal… Agora… Onde está o meu router?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Excelente, mas potencialmente caro para o mercado de Repetidores, que tem soluções a pouco mais de 20€.(Análise) Devolo Wi-Fi Repeater 5400: Uma boa surpresa!