AMD Zen 3: Cada núcleo desta arquitetura poderá oferecer 4 threads!


Por em

Como já deve saber, a AMD já finalizou o design da arquitetura Zen 3 que deverá dar vida aos produtos de 2020 da empresa, nomeadamente a gama Ryzen 4000 que certamente irá ter muito ‘hype’ em cima, depois do sucesso dos atuais Ryzen 3000.

Pois bem, apesar dos Ryzen 3000 baseados na arquitetura Zen 2 apenas terem chegado ao mercado em Julho… Parece que os olhos já estão mesmo no futuro da AMD, ou como quem diz, na nova arquitetura Zen 3 que deverá ser baseada no processo de fabrico 7nm+ da TSMC.



Processadores AMD Zen 3 com 16 núcleos e 64 threads!? Ou 32 núcleos e 128 threads? Será possível?

AMD

Portanto, segundo as mais recentes informações, a AMD poderá conseguir implementar tecnologia multithreading ‘Four-Way’ nos novos núcleos Zen 3!

O que deverá aumentar significativamente o poder de processamento, especialmente no processamento paralelo, algo que deverá chegar pelo menos ao mercado de centros de dados já no próximo ano.

Assim, a performance deverá aumentar imensamente graças ao ‘Four Way Multithreading’ e passagem para o processo de 7nm+ da TSMC, que só por si deverá trazer um aumento de 20% na densidade dos transistores.

Em suma, o Four Way SMT irá permitir a um CPU contar com 4 threads virtuais por cada núcleo físico. Ou seja, enquanto um Ryzen 3600 tem agora 6 núcleos e 16 threads, no próximo ano, um hipotético Ryzen 4600 poderá chegar ao mercado com 6 núcleos e umas impressionantes 32 threads.

Agora se isto irá chegar ao mercado de consumo tradicional, ou se irá ser algo reservado apenas para as linhas empresariais, é algo que ainda não podemos responder. Contudo, se por acaso a AMD conseguir mesmo implementar esta curiosa tecnologia, é provável que alguém na Intel tenha algum ataque cardíaco.

Curiosamente, a AMD não é a primeira a pensar nesta solução!

A IBM já anda a brincar com esta ideia há algum tempo. Aliás, os seus processadores ‘Power PC’ já suportam SMT ‘Four Way’ ou até ‘Octo Way’ há vários anos. Por isso, acaba por não ser assim tão descabido, ver a AMD a apostar na tecnologia.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Google Play Store: se tem estas duas aplicações remova-as já!

Instagram para Android já recebeu o novo modo escuro

Seguinte