AMD ultrapassou a NVIDIA pela primeira vez em 5 anos!


Por em

A firma de estudo de mercado ‘Jon Peddie Research’ acabou de lançar os resultados do segundo trimestre do ano, do mercado de placas gráficas, e é oficial… A AMD ultrapassou a NVIDIA! Algo que já não acontecia há 5 anos. (A AMD conseguiu meter mais 9.85% GPUs no mercado, em relação ao primeiro trimestre.)

Enquanto a NVIDIA manteve os mesmos valores do primeiro trimestre, a AMD teve uma subida bastante interessante de quase 10%!

Contudo, é preciso ter em conta, que estes dados são referentes a todos os tipos de GPUs, incluíndo os que a AMD vende para a Sony, Microsoft, e claro, os iGPUs que podemos encontrar nos seus APUs. Que como deve saber, é uma área em que a NVIDIA não tem grande presença de mercado.



 

AMD vs NVIDIAAinda assim, acaba por ser interessante saber que a última vez que a AMD liderou nos ‘shipments’ foi quando a Radeon R9 290X era a placa gráfica mais rápida do mercado! Tendo sido lançada no ano de 2013.

Como é que a AMD conseguiu este feito? Afinal de contas, a NVIDIA é quem manda na gama alta!

O regresso ao sucesso das placas gráficas AMD acaba por ser algo bastante curioso. Visto que a AMD não tem uma única placa gráfica capaz de competir com a NVIDIA nas gamas mais altas. Além disso, também está um pouco atrasada nas tecnologias mais recentes, como o Ray Tracing.

Isto já para não falar, que nem sequer tem uma extensa gama de placas gráficas! A nova arquitetura Navi, só deu origem a 2 placas gráficas, a RX 5700 e RX 5700 XT. A grande maioria das placas, são ainda baseadas em arquiteturas antigas.

Dito isto, é provável que o preço consiga convencer vários clientes… Contudo, ao vender produtos a um preço muito baixo, é normal que a NVIDIA consiga margens bastante mais altas, mesmo tendo em conta que vende menos unidades.

Ainda assim, com a AMD a ganhar tracção no mercado de placas gráficas, pode ser uma questão de tempo, até que a NVIDIA se sinta ameaçada. O que obviamente é simplesmente brutal para o consumidor! Concorrência = Melhores produtos + Preços mais baixos.


AMD ultrapassou a NVIDIA pela primeira vez em 5 anos! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Yakuza 7 foi finalmente revelado juntamente com muitas novidades!

A Huawei não vai desistir do mercado Europeu de smartphones

Seguinte