Inicio Especiais GPU Chinesa equivalente à GTX 1080!? Cuidado AMD, NVIDIA e Intel!

GPU Chinesa equivalente à GTX 1080!? Cuidado AMD, NVIDIA e Intel!

O mercado de placas gráficas tem sido historicamente dominado por 2 grandes empresas, a NVIDIA e AMD. No entanto, como já deverá saber, a Intel também está a investir forte e feio, para acabar com o domínio destas duas gigantes… Mas pelos vistos, vamos ter um quarto concorrente, vindo da China!

A Jingjia Micro está a desenvolver uma placa gráfica capaz de rivalizar com a NVIDIA GeForce GTX 1080

Portanto, a Jingjia Micro (Changsha Jingjia Microelectronics Co., Ltd), é uma empresa Chinesa que está agora a apostar no desenvolvimento de GPUs. Com um chip prestes a sair do forno, denominado de JM9721, uma solução que deverá ser tão rápida quanto uma NVIDIA GTX 1080.

GTX 1080!

Caso não saiba, a Jingjia Micro foi fundada em 2016, como uma empresa militar/civil com um grande foco na produção e design de componentes eletrónicos. Curiosamente, é também a responsável pelo primeiro GPU Chinês, o JM5400 produzido com o processo de 65nm.

O GPU mais recente da fabricante Chinesa é o JM7200, com uma performance equivalente à GeForce GT 640. Que por acaso, é significativamente mais eficiente que o chip da NVIDIA, visto que consome apenas 10w, em vez dos 50w do chip da gigante das placas gráficas.

Dito tudo isto, parece que a fabricante já está nas fases finais de desenvolvimento do JM9231 e JM9271! 

Enquanto o primeiro GPU deverá ser equivalente à GeForce GTX 1050, o segundo irá ter uma performance bastante interessante, a chegar aos níveis da ainda imensamente popular GTX 1080, com um boost clock de 1800MHz, 16GB de memória HBM e suporte ao standard PCIe 4.0.

No entanto, desta vez a eficiência vai ficar aquém daquilo que a NVIDIA é capaz de oferecer. Visto que estes GPUs vão ser produzidos com o processo de 28nm. E por isso, os TDPs deverão andar entre os 150-200W.

Ainda assim, acaba por ser muito interessante ver uma fabricante virtualmente desconhecida… A chegar aos níveis de performance da GTX 1080! Algo que até a AMD tem tido imensa dificuldade.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gosta da ideia de ter uma nova concorrente no mercado? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Ainda joga The Last Of Us Part 2? Dia 26 trás novidades!

Já faz algum tempo desde que The Last Of Us Part 2 chegou oficialmente ao mercado para todos os jogadores. No entanto, isso não...

O ‘Unpacked para todos’ trouxe um novo S20 de 679€!

A Samsung aproveitou o seu 'Unpacked para todos' para lançar um smartphone que na sua ótica também é para todos, o Galaxy S20 FE...

Gosta de Fortnite e de Rocket League? Vem aí uma mistura!

Há pouquíssimo tempo, a Epic Games comprou e o estúdio Psyonix (responsável pelo jogo Rocket League). E tal como todos os jogadores esperavam, era...

O gaming nas consolas é mais barato? Se calhar já não…

Uma das grandes armas de arremesso do mundo das consolas contra o reino dos PCs sempre foi o facto de ser um ecossistema mais...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...