AMD Ryzen 6000 – Performance da PS5 e Xbox Series X num único APU?

A AMD tem estado a fazer um tremendo sucesso no mundo dos processadores e placas gráficas. Mas se pensa que a coisa tem sido apenas sorte, ou aproveitamento de uma Intel farta de dar tiros nos pés… Está muito enganado!

Prova disso é o seu planeamento para os próximos anos, que não parece dar tréguas a nada nem a ninguém.

Tudo indica que a AMD não só sabe ter sucesso como o sabe manter. Afinal de contas, parece que a gigante dos micro-processadores tem algo em grande planeado para 2022! Ao conseguir levar a performance das consolas de nova geração ao mundo dos portáteis ou PCs ‘low cost’, com os seus APUs Ryzen 6000 baseados nas arquiteturas Zen 3+ e RDNA 2, tudo feito com o processo de 6nm da TSMC.



APUs AMD Ryzen 6000 com as arquiteturas Zen 3+ e RDNA 2 em 2022!

Ryzen

Portanto, a AMD tem uma gigantesca gama de produtos planeados para os próximos anos. E como claro está, nos dias que correm é muito difícil guardar segredos. Por isso, acabámos de receber uma gigantesca onda de ‘leaks’ acerca destes mesmos produtos.

Pois bem, os APUs Ryzen 6000 vão ser conhecidos como ‘Rembrandt’, sendo um upgrade brutal em relação aos atuais produtos. Ao fim ao cabo, vamos dar as boas vindas à arquitetura Zen 3+ para o CPU e RDNA 2 para o GPU. Tudo isto tendo como base o processo de produção de 6nm da TSMC.

Entretanto, é esperado que a arquitetura Zen 3+ tenha um monte de melhorias em relação à atual Zen 2, especialmente porque vai contar com todos os upgrades das versões Desktop Zen 3, bem como várias correções e melhorias arquiteturais próprias das versões ‘+’ da AMD. Mas o que é realmente interessante, é a chegada da arquitetura RDNA 2 ao mundo dos APUs, roubando finalmente o espaço aos iGPUs Vega.

Ou seja, vamos ter processadores com iGPUs capazes de suportar a tecnologia Ray Tracing! Consegue imaginar um simples APU com a mesma performance de uma PS5 ou Xbox Series X? Ao mesmo tempo que já contam com uma arquitetura de CPU mais avançada? É que este é o grande objetivo da AMD para 2022!

Além de tudo isto, nesta geração a AMD também já deverá ter suporte aos standards PCie 5.0, memória DDR5, LPDDR5, USB 4.0, etc…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também