A Samsung, Huawei e Apple continuam no top 3 de maiores fabricantes de smartphones em 2020, tanto no número de unidades vendidas como em receitas feitas. No entanto, é inegável que temos umas quantas fabricantes a entrar em força no mercado… Mas será que alguma delas tem potencial para entrar neste top 3, ou quem sabe, retirar as já tradicionais Samsung e Apple do topo do poleiro?
(Especial) Que fabricantes poderão ultrapassar a Samsung e Apple no futuro?
A Huawei é o exemplo perfeito de uma fabricante capaz de saltar os muros pré-concebidos neste mercado para se tornar numa ameaça séria para as gigantes Apple e Samsung. No entanto, há muitas outras empresas a seguir as suas pisadas, como a OPPO (que até já começa a entrar em força na Europa), VIVO, Xiaomi e até a Lenovo.
É difícil dizer qual é a maior ameaça para a Samsung, Apple e Huawei, mas certamente que será uma fabricante Chinesa deste lote. Ainda assim, vamos por partes.
Oppo
A minha aposta está na Oppo… É que caso não saiba, a VIVO, Oppo e até a OnePlus, não são marcas independentes, fazem todas partes da BBK Electronics Corporation, que em 2017 já vendeu tantos telemóveis como a Apple. (Mas não chegou nem perto nem de longe aos mesmos lucros, devido ao facto da Apple se focar mais nas gamas mais altas do mercado.)
Entretanto, além do tamanho da Oppo (ou BBK), é também um facto que a empresa está a ser muito inteligente na forma como está a tentar entrar em novos mercados! Apostando em aparelhos ‘joviais’ com especificações técnicas super interessantes a preços apelativos, como é o caso dos smartphones RealMe X2 Pro e X50 Pro.
Xiaomi
A Xiaomi é uma fabricante super curiosa, tendo conseguido conquistar o mercado ocidental com uma perna atrás das costas! Tudo graças aos seus aparelhos super baratos mas muito capazes. Mas sabe o porquê destes preços? A Xiaomi usa os seus aparelhos como uma porta de entrada para outras coisas… Os seus serviços! Isto ainda não é muito aparente no mercado Europeu, mas dêem alguns anos que vamos começar a perceber a coisa.
Huawei
Apesar de todos os problemas no tabuleiro da Huawei, estamos a falar de um empresa que continua a gastar muitos milhões de Euros em pesquisa e desenvolvimento! Mais que a gigante Apple, que foi durante anos a fio a empresa mais lucrativa do mundo, e com maiores reservas de dinheiro para gastar em R&D.
Por isso, mesmo sem Google, é uma fabricante com muita coisa boa para oferecer aos utilizadores. Prova disso é o seu ecossistema cada vez mais evoluído. Bem como o seu Mate 30 Pro, que apesar de ter sido o primeiro smartphone da marca a chegar ao mercado em Serviços Google, continua a ser um aparelho brutal tanto em termos de design como em termos de performance no dia a dia, isto ao mesmo tempo que oferece uma performance fotográfica fora de série.
Conclusão
Em suma, apesar de não achar que a Huawei vai ‘morrer’ ou sequer desaparecer do top de fabricantes. Acredito que os próximos anos vão ser tudo menos fáceis para a empresa, o que claro está, vai convencer algumas rivais atentas a apostar forte e feio para tentar roubar um pouco da sua fama, e quem sabe, a sua posição no mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.