AMD RX 5600 a caminho? Radeon Navi 14 de 7nm chegou à Internet


Por em

Há algumas semanas, ficámos a saber que a AMD Radeon tinha uma grande vaga de placas gráficas a caminho, para a gama média e gama alta. O que na nossa opinião, acaba por explicar a pressa da NVIDIA em lançar as suas novas ‘RTX Super’.

A Sapphire registou há algumas semanas, as placas gráficas Radeon RX 5900, 5800, 5700 e 5600

Claro que na altura, muitos especialistas acreditavam que a parceira da AMD, estava apenas a registar várias potenciais placas, antes do seu lançamento. Como uma preparação para o que vinha a caminho. Contudo, parece que estes ‘placeholders’ estão a materializar-se muito rapidamente, em produtos reais.

Afinal de contas, chegou agora à Internet várias informações sobre o GPU Navi 14, que deverá ser a base das novas placas gráficas Radeon RX 5600.

AMD Radeon Navi 14 RX 5600 – 24 CUs, 1536 SPs @ 1900MHz

AMD Radeon Navi

Estas informações chegam-nos pela mão do muito popular, e fidedigno ‘leaker’ Komachi. Que encontrou no software Compubench, uma entrada bastante interessante baseada na arquitetura RDNA.

E pelos vistos, esta entrada pertence ao GPU Navi 14, que é também baseado no processo de fabrico de 7nm da TSMC. Tal e qual como o GPU Navi 10, que dá vida às placas gráficas RX 5700.



Portanto, este GPU Navi 14 conta com 24 unidades de computação RDNA, cada uma com 64 processadores stream. (1536 SPs) Além disto, o GPU tem uma frequência máxima de 1900MHz.

Por isso, é muito provável que esta placa seja uma rival à NVIDIA GTX 1660, sendo obviamente muito mais barata que as atuais Radeon RX 5700 XT e Radeon RX 5700.

O dinheiro é ganho na gama média, por isso, faz todo o sentido que a AMD tente ganhar alguma quota de mercado neste segmento. E ainda bem, se há coisa que os consumidores querem, é concorrência.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Galaxy Note 10 pode chegar atrasado à Europa. Saiba porquê!

Google Fotos recebe novidades e já estão a ser disponibilizadas!

Seguinte