AMD Radeon VII – Já temos novos detalhes acerca da placa gráfica

AMD Radeon

Foi na passada quarta feira, que a AMD lançou a sua nova placa gráfica topo de gama, a Radeon VII, baseada na arquitetura Vega II de 7nm! Um anúncio, que muitos especialistas já esperavam, mas que apanhou muitos consumidores de surpresa.

Afinal de contas, parece que a AMD não está pronta a abandonar o segmento de gama alta para a NVIDIA! E tenciona competir diretamente com as novas GeForce RTX ‘Turing’.

AMD Radeon VII = Radeon Vega II = VII = 7 (nm)

AMD Radeon VII

A nova AMD Radeon VII, é alimentada por um GPU Vega II de 7nm, que conta com 3840 Processadores Stream. O que em paralelo, significa que este GPU não está completamente ‘Ativo’!

Ou seja, há ainda espaço de manobra para lançar uma placa mais poderosa no futuro. (Ou então, o potencial completo desta arquitetura, ficará reservado para o mercado ‘Pro’)

Dito isto, o que ficámos a saber da apresentação da AMD, é que o seu GPU de 7nm (331mm2) vai competir diretamente contra o GPU de 12nm (545mm2) da NVIDIA…

Mas será que existe uma comparação possível entre estes dois GPUs?

Afinal de contas, a oferta da NVIDIA vem com núcleos de processamento adicionais, focados na Inteligência Artificial e Ray Tracing! Aliás, nem sequer são produzidos com o mesmo processo de fabrico. (7nm vs 12nm)

Contudo, a AMD Radeon VII não irá competir nem com a TITAN RTX, nem com a RTX 2080 TI… Em vez disso, o objetivo da AMD é atingir a RTX 2080, a placa que veio substituir a antiga ‘Topo de Gama’ GTX 1080 TI!



Assim, a AMD equipou a sua placa com o dobro da memória (16GB vs 8GB), que curiosamente, é também 2x mais rápida (1TB/s vs 0.45 TB/s). Claro que não tem núcleos Tensor (IA) ou núcleos RT (Ray Tracing)… Mas será que isso é realmente importante, quando existem apenas 2 ou 3 jogos a suportar estas tecnologias?

Ainda não temos maneira de saber, em quanto é que a eficiência desta Vega de 7nm melhorou. Por isso, precisamos de ver as análises independentes, para tirar todas as dúvidas,

AMD Radeon VII – Mas já temos alguns benchmarks Gaming!

AMD Radeon VII

Fonte

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!