AMD Radeon RX 7000 vão trazer protocolos novos

Como é óbvio, quando uma grande fabricante lança uma nova gama de produtos, é esperado que esta venha com tudo do bom e do melhor, especialmente quando o tema são placas gráficas, que normalmente, têm de aguentar pelo menos 2 anos no topo das tabelas de teste, antes da chegada da nova geração, e por isso mesmo, têm de suportar uma ampla gama de produtos, no máximo das suas capacidades.

As novas Radeon RX 7000 da AMD são um exemplo perfeito disto mesmo, visto que graças ao patch ao kernel de uma distro Linux, já sabemos algumas coisinhas bastante interessantes relativamente aos protocolos utilizados para a passagem de imagem. Para ter noção do avanço tecnológico, nem existem monitores capazes de aproveitar os novos protocolos, no mercado.

AMD Radeon RX 7000 vão trazer protocolos novos

radeon, rx 6800

Portanto, as novas placas gráficas da AMD (Radeon RX 7000), por sua vez baseadas na arquitetura RDNA 3, vão suportar protocolos de nova geração, em toda a sua gama.

Afinal de contas, foi agora confirmado que vamos ter acesso ao padrão DisplayPort 2.0, com tecnologia UHBR 20. Ou seja, uma largura de banda de 80 Gbps bidirecional, que verdade seja dita, é a ligação mais rápida do mercado, pelo menos até aqui. Para ter noção, isto significa um potencial máximo de output de imagem de resolução 16K, com alguma compressão, ou 10K sem qualquer tipo de compressão. Similarmente, também significa dois monitores 8K HDR a 120Hz, ligados ao mesmo tempo.

A tecnologia é tão poderosa, que nem sequer existem monitores a suportá-la, no mercado, atualmente. Os primeiros devem chegar após o lançamento destas placas, muito provavelmente em 2023. (É esperado que a primeira placa RDNA 3 da AMD chegue antes do final do ano. Mas em quantidade… Apostaria sempre em 2023).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado para as novas placas gráfica da AMD, e da NVIDIA? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.