AMD Radeon RX 5950 XT na EEC? Será a ‘Big Navi’ ou a ‘Double Navi’!?


Por em

A AMD está finalmente a preparar uma família de placas gráficas topo de gama, para tentar roubar o trono à NVIDIA! Afinal de contas, acabaram de aparecer 4 modelos na ECC (RX 5800 XT, RX 5900 XT, RX 5950 e RX 5950 XT), em que claro está, a topo de gama é a RX 5950 XT… Será esta a tão desejada ‘NVIDIA Killer?

Se por acaso tem estado atento às notícias, sabe que têm chegado à Internet várias menções a uma placa gráfica super poderosa por parte da AMD, com o nome de código ‘NVIDIA Killer’ ou ‘Big Navi’, naquilo que seria uma placa baseada no GPU Navi completo.

Aliás, na semana passada chegou à Internet um benchmark a apresentar uma placa AMD Radeon 17% mais rápida que a atual rainha e senhora do mercado gráfico, a RTX 2080 Ti.



AMD Radeon RX 5950 XT na EEC? Será a ‘Big Navi’ ou a ‘Double Navi’!?

AMD Radeon Navi

Portanto, ainda não fazemos ideia de que placa é esta… Aliás, em boa verdade… Pelo nome até pode ser uma gigantesca placa com 2 GPUs, como foi a antiga 295X2. Mas vamos por partes.

RX 5800 XT, RX 5900 XT, RX 5950 e RX 5950 XT! Quatro placas gráficas de gama alta por parte da AMD?

Já deve ter percebido, que a EEC menciona quatro placas gráficas em vez de apenas uma. Naquilo que pode muito bem ser a chegada de um novo GPU Navi (com várias versões) baseado na macro-arquitetura RDNA 2 que já traz consigo suporte a Ray Tracing e VRR. (É no fundo, a arquitetura que irá dar vida à PS5 e Xbox Series X)

Por isso, é realmente possível que este novo GPU seja o tal prometido ‘Big Navi’, mas também é possível que seja apenas a segunda geração desta arquitetura, com melhorias brutais no desempenho e inclusão de novas tecnologias. Aqui vamos ter de esperar para ver.

A AMD vai (finalmente) lançar placas para todas as gamas de preços! O que também deverá significar uma baixa de preço nas RX 5700 e RX 5700 ZT

Como deve saber, a AMD tem apostado forte na gama baixa (RX 5500) e gama média (RX 5600) nos últimos meses. Isto depois de ter tido algum sucesso com as RX 5700 e RX 5700 XT, ao oferecer uma excelente performance a um preço relativamente mais baixo em relação à oferta da NVIDIA.

Contudo, apesar das RX 5700 serem de facto produtos muito interessantes, a verdade é que a RTX 2070 Super, RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti continuam a dominar o mercado gráfico sem qualquer tipo de concorrente à altura.

Assim, é bem provável que estas 4 novas placas AMD Radeon RX sejam finalmente um ataque ao domínio da NVIDIA. A questão agora é se será realmente o suficiente para fazer mossa neste velho domínio.



Dito tudo isto, é claro que a AMD vai tentar ocupar todas as gamas de preço com placas gráficas capazes de boa performance, a um preço apelativo. O que lá está, também deverá significar uma queda de preço nas atuais RX 5700 e RX 5700 XT. O que por sua vez, irá abrir as hostilidade para a NVIDIA também responder que as suas próprias baixas de preço… Em suma, aproxima-se um tempo bastante interessante, se por acaso está à procura de uma nova placa para o seu PC.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Google quer ‘matar’ as Cookies para aumentar a privacidade e segurança!

Lamborghini decidiu não comparecer no Geneva Motor Show 2020

Seguinte