AMD Radeon RX 590 já está nas mãos dos reviewers

Parece que as primeiras amostras para review da AMD Radeon RX 590 já foram enviadas.

Nos últimos dias, têm chegado à Internet vários leaks e rumores acerca de RX 590, mas agora, tivemos a oportunidade de apanhar a caixa da placa, no vídeo de um Tech YouTuber.

TinyTomLogen do canal OC3D TV, ‘mostrou’ acidentalmente a caixa da placa gráfica. Afinal de contas, estava arrumada, junto de outras tantas caixas, no fundo do vídeo publicado pelo YouTuber.

Curiosamente, até já conhecíamos a caixa desta mesma placa ‘PowerColor Radeon RX 590 Devil’… Mas agora, este leak significa que as placas já chegaram às mãos destas personalidades! E por isso, dentro de muito pouco tempo, iremos conhecer a performance real da nova placa gráfica baseada na arquitetura Polaris 30 de 12nm.

Além disto, o facto de já estarem a ser testadas, poderá também muito bem significar que a data de lançamento de 15 de Novembro está correta.

AMD Radeon RX

Pode ser da arrumação, mas dá a sensação que a caixa já está ali há algum tempo! Por isso, o YouTuber deve ter estado bastante ocupado a brincar com o novo ‘brinquedo’ da AMD.

Na verdade, o benchmark de Ashes of the Singularity da AMD RX 590 foi encontrado recentemente. Onde poderá ver a performance da placa na resolução 1080p:

AMD Radeon RX

Como já deve saber, e como mencionámos em cima, a RX 590 será baseada no processo de fabrico de 12nm. Por isso, enquanto que ainda não temos a certeza quanto à performance da placa, é esperado um aumento de 10-15% em relação à RX 580. Isto aliado a um aumento da eficiência na ordem dos 25%.

Se estes números acabarem por ser reais, então a AMD tem na RX 590 uma excelente oportunidade de conquistar o mercado de gama média… Especialmente, todos aqueles que se viram aflitos durante a ‘Loucura do Mining‘… E estão agora à espera da altura ideal para mudar de placa gráfica.

Em paralelo, temos a NVIDIA a tentar lutar no mesmo segmento com uma nova GTX 1060 GDDR5X.

Aliás, esta placa nem é baseada no mesmo GPU da atual GTX 1060! Sendo basicamente uma versão ‘capada’ da GTX 1080, por isso, deverá ser bastante interessante ver como é que estas duas placas se portam uma contra a outra.

Fonte