Inicio Hardware AMD lançou as motherboards B450, mas qual é a diferença em relação...

AMD lançou as motherboards B450, mas qual é a diferença em relação às B350?

O chipset B450 que é afinal de contas o cérebro destas motherboards é o sucessor direto do B350! Que tem feito as delícias dos fãs dos processadores AMD Ryzen!

Em síntese, este chipset é mais eficiente que o seu antecessor, e inclui funcionalidades como o Precision Boost 2, XFR 2 e claro o StoreMI!

Dito isto, parece que neste lançamento vamos ter alguma coisa como 25 novos modelos, de vários fabricantes de relevo como a GIGABYTE, ASUS, MSI, etc…

Mas afinal o que traz o chipset B450 de novo?

As novas motherboards B450 chegam ao mercado para acompanhar o lançamento dos processadores AMD Ryzen 2000! (Apesar de estarem um pouco atrasadas…)

Em suma, este chipset foi pensado como uma maneira mais barata de entrar no ecossistema, mesmo que o utilizador esteja a contar usar o topo de gama Ryzen 2700X.

Similarmente ao chipset topo de gama X470, que é o sucessor do X370 e até já tivemos a chance de analisar com as nossas próprias mãos.

  • Review – Gigabyte X470 Aorus Gaming 7 WiFi, a motherboard que vai querer ter! – Clique aqui

O B450 é o sucessor direto do B350! Dito isto, não existem grandes diferenças a nível de conectividade, armazenamento ou linhas de comunicação PCI… No entanto, a AMD implementou algumas novas tecnologias capazes de persuadir os consumidores.

Maior eficiência e tecnologia StoreMI para todos!

AMD

Tal como na evolução do chipset X370 para o X470, existe também uma diferença bastante significativa na passagem do B350 para o B450… O consumo de energia! O B450 é bastante mais eficiente, incluindo um controlador dedicado para reduzir o consumo da motherboard em IDLE.

Outra grande introdução é a tecnologia StoreMI da AMD! Que permite ao utilizador unificar os vários tipos de armazenamento do seu sistema, para aumentar a velocidade de acesso aos dados.

Precision Boost 2

AMD

Em suma, uma das maiores mudanças nesta nova linha de processadores e por consequências novas motherboards, é a maneira como o processador aumenta a sua frequência ‘Turbo’!

Até agora, o sistema determinaria o número de threads ativas para tentar implementar uma frequência específica nos núcleos do processador, se possível! Posteriormente, seguiria uma tabela para definir uma frequência para esses mesmo núcleos.

O objetivo da AMD com o Precision Boost 2 é tornar este processo mais dinâmico!

Agora, o sistema irá determinar quanta energia poderá usar, aumentando a frequência ‘Turbo’ tanto quanto possível! Até chegar a um destes factores limitadores:

  • Limite máximo de energia do chip
  • Resposta individual de cada núcleo à Voltagem/Frequência
  • Interações térmicas entre núcleos vizinhos
  • Temperatura

XFR 2 – Extended Frequency Range 2

AMD

Em 2018 a AMD mudou a maneira como o XFR funciona! Antigamente, era aplicado em certos processadores para permitir que este ultrapassasse a sua frequência boost em alguns núcleos. Dependendo da carga de trabalho e apenas quando a temperatura o permitia.

Agora, embora continue a depender da temperatura do chip, pode ser aplicado em qualquer carga de trabalho! Ou seja, se o CPU estiver abaixo dos 60º, o CPU pode aumentar a frequências com qualquer carga de trabalho!

Em síntese, tanto o Precision Boost 2 e XFR 2 são suportados nas novas motherboards B450!

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Samsung confirma gama Galaxy F mas esconde o F41

A Samsung criou grandes oportunidades de negócio com os Galaxy A e M. De facto, são smartphones muito bem equilibrados e alguns deles até...

(Mini Review) Galaxy Note 20: Brutal! Mas falta qualquer coisa!

(Mini Review) Samsung Galaxy Note 20 - Como já deve ter percebido, o mundo dos smartphones está cada vez mais interessante. Afinal de contas,...

É fã de Vikings? A Netflix tem o substituto perfeito!

A série Vikings é sem dúvida nenhuma uma das mais conhecidas em todo o mundo, devido a toda a ação e à história mostrada...

Atenção! Sniper Elite 4 vai mesmo chegar à Nintendo Switch!

Durante os últimos tempos, só se tem falado praticamente acerca das consolas da próxima geração. Afinal de contas, é isso que os jogadores mais...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...