Inicio Hardware AMD mostrou os músculos dos 7nm com os Ryzen 3000!

AMD mostrou os músculos dos 7nm com os Ryzen 3000!

AMD mostrou os músculos dos 7nm com os Ryzen 3000! – Parece que a verdadeira guerra está prestes a começar! A AMD lançou finalmente o seu novo Ryzen 9 3900X com 12 núcleos e 24 threads, na Computex 2019, afirmando que este novo chip será capaz de meter a oferta equivalente da Intel, no bolso… A menos de metade do preço.

Mas o mais curioso no meio de tudo isto, é que é apenas o início do ataque da AMD à Intel e NVIDIA, que tem como base, o processo de 7nm!

A CEO da AMD, Lisa Su, começou a sua Keynote dizendo, “Para ser um líder no mundo da tecnologia, é preciso fazer grandes apostas”. E pelos vistos, a grande aposta da AMD, foi o desenvolvimento de chips para o processo de 7nm! Que parece estar agora a dar os seus frutos.

os Ryzen 3000!

Para terem noção do que aconteceu ontem, repare só naquilo que a AMD lançou ou mencionou:

  • RDNA: A nova macro-arquitetura gráfica que irá chegar ao mercado com as placas Navi
  • Radeon RX 5700: A primeira placa gráfica baseada na arquitetura Navi, que vai lutar no mercado com a RTX 2070.
  • Ryzen 7 3700X: Processador de 8 núcleos e 16 threads com o TDP de 65W (329$)
  • Ryzen 7 3800X: Processador de 8 núcleos e 16 threads, que tem como grande objetivo, ser o processador mais rápido do mercado, com esta configuração. (399$)
  • Os primeiros componentes PCIe 4.0 do mercado
  • Um processador ‘dual’ EPYC “Rome”, que dizimou o também ‘dual’ Intel Xeon Platinum 8280.
  • Ryzen 9 3900X: Um super processador de 12 núcleos e 24 threads, com 70MB de cache, a custar apenas 499$.

Uma jogada super agressiva da AMD, tendo em conta, que a oferta equivalente com 12 núcleos da Intel, custa 1200$! Ainda por cima, quando o novo Ryzen 9 3900X, a custar menos de metade, tem uma melhor performance que o CPU muito mais caro. (Cerca de 14%)

E talvez ainda mais impressionante, o Ryzen 9 3900X consegue tudo isto, com um TDP de 105W, enquanto o Core i9-9920X tem um TDP de 165W.

Lisa Su, por esta altura, já sabia que tinha a plateia na mão! Por isso, ainda disse “A nossas equipa de engenharia queria fazer mais!”

Portanto, os novos Ryzen 3000 têm também suporte ao novo standard PCIe 4.0! Assim, combinados com uma placa gráfica PCie 4.0, e uma motherboard X570, pode ter um sistema completamente à prova do futuro.



Isto, para não falar, que a AMD tem também uma versão ‘guardada’ com 16 núcleos e 32 threads! Como pode ver na imagem em baixo:

os Ryzen 3000!

De onde vem toda esta performance?

A nova arquitetura Zen 2, traz uma melhoria no IPC, à volta dos 15%, o que mete a performance core vs core, ao nível da Intel… O problema para a gigante Azul, é que a AMD oferece mais cores, e um preço muito mais baixo. (Já para não falar da retro-compatibilidade com as antigas boards AM4).

Apesar da Keynote ter tido um foco muito grande nos processadores topo de gama. A AMD também lançou versões Ryzen 5, onde podemos encontrar o Ryzen 5 3600X (249$) com 6 núcleos e 12 threads, bem como o Ryzen 5 3600 (199$) com a mesma configuração.

Como já deve ter percebido, a desvantagem em gaming, dos processadores Ryzen, é agora algo do passado!

os Ryzen 3000!

Comparado com o já brutal Ryzen 7 2700X… O Ryzen 7 3800X, consegue um acréscimo de performance à volta dos 34% em vários jogos! Onde podemos incluir League of Legends e CS:GO.

Similarmente, temos ainda um aumento de 22%, em jogos como PUBG, e Overwatch.

Em suma, existe uma subida em todos os jogos, o que como já disse em cima, mete a AMD ao mesmo nível da performance que a Intel oferece… A um preço muito mais baixo!

Aliás, o Ryzen 7 3800X, até vence o topo de gama da Intel, o i9-9900K tanto em single thread (~1%) como em multi thread (~2%). Isto, enquanto o Ryzen 7 3800X custa 399$ e o i9-9900K ainda custa 500$ ou mais. E aqui, nem estamos a comparar o topo de gama da AMD, contra o topo de gama da Intel!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também

(Análise) VW Golf 2021: 10 anos de evolução tecnológica!

O Golf da gigante alemã Volkswagen é inegavelmente um dos modelos mais populares do mundo automóvel! Afinal de contas, estamos a falar de um...

(Rumor) Monitores Xiaomi de 240Hz e 360Hz a começar nos 125€?

Não é novidade para ninguém que a Xiaomi tem apostado forte e feio nos 'ecrãs', ou seja, nas TVs e monitores. Ao fim ao...

Sem notificações de mensagens no Android Auto? Resolva já!

A Google lançou o Android Auto 5.6 há algumas semanas. Dito isto, enquanto todos esperavam uma experiência de utilização melhorada, as coisas afinal não...

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...