AMD conseguiu um novo acordo extremamente importante para o futuro

AMD conseguiu um novo acordo extremamente importante para o futuro – No seu relatório de contas, relativo ao último trimestre de 2018, a AMD anunciou uma nova correção ao acordo que tem com a GlobalFoundries… Conseguindo finalmente livrar-se do ‘imposto dos 7nm’!

Caso não saiba, sob o antigo acordo, a AMD tinha de pagar aquilo que eram no fundo ‘multas’, à GlobalFoundries. Se por acaso decidisse fazer encomendas a outras “Foundries”! (Como a TSMC, que é agora o principal fornecedor da AMD.)

No passado, o acordo era baseado numa exclusividade, visto que se a AMD apenas encomendasse às GloFo, então esta fazia desconto em cada encomenda.

No entanto, agora que a GlobalFoundries foi completamente ultrapassada a nível tecnológico, já não faz sentido continuar com a exclusividade, nem com o acordo propriamente dito.

Assim, com esta nova ‘emenda’, a AMD pode agora encomendar o que quiser e bem entender à TSMC, sem qualquer multa envolvida.

AMD conseguiu

Afinal de contas, com a nova arquitetura ‘Zen 2’, a AMD está agora a apostar num design de chiplets! Um inovador design de processador, com mais que um chip embebido, de modo a aumentar, facilmente, o número de núcleos de processamento.

Desta maneira, é possível implementar um ou mais chiplets CPU de 7nm! Que por sua vez, irão comunicar com um outro chiplet de I/O de 14nm.  Um pouco como aquilo que a Intel também está a pensar fazer, para salvar o seu processo de 10nm.

Curiosamente, estes últimos chips I/O de 14nm devem ser muito provavelmente fornecidos pela GlobalFoundries.

Contudo, de modo a manter o acordo entre as duas empresas…A AMD vai continuar a encomendar produtos de 12 e 14nm à GlobalFoundries, durante pelo menos, os próximos 3 anos.

Portanto, o design ‘chiplet’, chegou para ficar! E inegavelmente, parece que o futuro da AMD está cada vez mais brilhante.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também