Os processadores AMD Ryzen 3000 vão ter 12 ou mais núcleos!

Os processadores AMD Ryzen 3000 vão ter 12 ou mais núcleos! – A CEO da AMD, Lisa Su, subiu ao palco da CES há algumas semanas, para mostrar uma versão ainda em desenvolvimento de um processador Ryzen 3000, baseado na nova arquitetura de 7nm.

Mas o que é realmente curioso, é que apesar deste processador de 8 núcleos e 16 threads ter vencido o i9-9900K em alguns testes… Nem sequer vai ser a versão mais poderosa da nova gama de CPUs AMD Ryzen!

Logo a seguir à apresentação, aproveitei para falar no design do chip, e da localização dos chiplets!

Afinal de contas, por baixo dos 8 núcleos, existe um espaço que poderá muito bem dar para meter um outro chiplet com 8 núcleos, para um total de 16 núcleos físicos e 32 threads de processamento… Isto, num processador para o mercado de consumo tradicional!

Ryzen 3000 vão

Enquanto eu, e aposto que vocês, sonham com estes 16 núcleos, a CEO da AMD, numa entrevista à PC Gamer disse:

“Eu acho que vocês devem estar à espera de um processador com mais de 8 núcleos. Mas não vou dizer quantos mais vão ser.”

Pois bem, dito isto, pelo menos 12 já estão confirmados! Tendo em conta, que um processador identificado como um AMD Matisse, já foi descoberto na base de dados do Userbenchmark pelo APISAK.

Portanto, esta descoberta revelou a existência de um processador de 12 núcleos e 24 threads, com a frequência base de 3.6GHz!

Ryzen 3000 vão

E sim, vai fazer parte da família de processadores Ryzen, o código de produto confirma isso mesmo (OPN)

O código OPN, é um código usado pelos fabricantes para classificar os seus processadores. E enquanto por vezes não é possível identificar o que cada carácter quer dizer, acaba por não ser muito difícil ter uma ideia geral.

O código OPN, neste caso é este ‘2D3212BGMCWH2_37/34_N.’, onde o 2 significa estarmos perante a segunda versão bem sucedida de um protótipo, ‘D’ significa Desktop, e o número seguinte ‘3’ significa que faz parte da terceira geração.

Posteriormente, o ‘B’ é apenas encontrado em processadores Ryzen, sugerindo que é um processador para o mercado de consumo. A letra ‘G’ significa um TDP de 105W, tal e qual como o 2700X, e o ‘M’ sugere a plataforma AM4, o que nem é grande novidade… Já o ‘C’, é a letra usada para identificar os 12 núcleos! Algo que é posteriormente confirmado pelo próprio benchmark.

Curiosamente, o ‘W’ representa a memória cache do processador… Mas como esta letra nunca foi usada num processador Ryzen, não fazemos a mínima ideia da quantidade de memória. (O Benchmark afirma que vai ter pelo menos 32MB)

Mas como o atual Ryzen Threadripper 2920X já tem 32MB, e a letra não é a mesma… Devemos estar na presença de algo diferente. (Visto ter dois chiplets, é provável que um chipet tenha 32MB, e o outro tenha uma quantidade ainda desconhecida)

Por fim, o ‘H2’ denota a nova gama de processadores Matisse.

Quanto ao benchmark propriamente dito, os resultados não são nada de especial…

Ryzen 3000 vão

Portanto, como pode ver na tabela, em single-core e quad-core, os resultados até são mais baixos que o atual topo de gama 2700X… O que acaba por destruir todos os rumores que sugeriam uma subida no IPC à volta dos 15%.

No entanto, em multi-core, esta versão de engenharia, mete o 2700X no bolso! O que acaba por ser normal, visto quer mais 4 núcleos e mais 8 threads.

Como é que este processador com uma nova arquitectura e um processo de fabrico novo… Fica atrás de um processador da geração passada?

Ao utilizar RAM horrível… O teste apenas identifica 4GB de RAM, com a frequência de 1333MHz. Conseguindo a largura de banda de 25.3GB/s, o que é baixíssimo para um processador Ryzen.

Além disso, na CES a AMD testou a versão de 8 núcleos, a vencer um Intel Core i9-9900K, por isso podem ficar descansados, que a AMD não está aqui a brincar.

AMD Ryzen 3000

Em suma, o que este leak acaba por confirmar, é que a AMD está mesmo a desenvolver processadores com mais de 8 núcleos… Potencialmente, até aos 16 núcleos físicos e 32 threads.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte