Processadores Ryzen: AMD vai apostar forte nos iGPUs!

Segundo o ‘leak’ de informação da Gigabyte, resultado de um ataque ransomware, parece que a AMD se está a preparar para implementar iGPUs em mais processadores Ryzen.

Curiosamente, nem sequer estamos a falar de uma nova gama ‘G’… Mas sim de uma implementação em toda a gama! Ou seja, desde os produtos mais baratos, até aos caros. Aliás, ao que tudo indica, até os processadores Threadripper vão receber um iGPU.

Processadores Ryzen: AMD vai apostar forte nos iGPUs!

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, a AMD parece querer fazer exatamente aquilo que a Intel andou a fazer durante anos. Ou seja, implementar um iGPU em todos os processadores, não sendo assim necessária a utilização de placas gráficas dedicadas.

Uma aposta que muito provavelmente vem no seguimento do sucesso dos APUs da AMD, mas também do facto de a Intel ter agora uma arquitetura gráfica muito interessante, que claro está, pode começar a roubar alguma clientela neste segmento de mercado.

Dito tudo isto, parece que vai tudo começar com a arquitetura Zen 4 e novas motherboards AMD AM5

Porquê apostar em iGPUs?

Normalmente, se quer um PC como deve de ser, vai querer uma placa gráfica dedicada montada na motherboard da sua máquina. No entanto, existem vários tipos de utilizadores, que apesar de necessitarem de um CPU poderoso, podem muito bem dispensar uma placa gráfica dedicada para o uso que dão todos os dias.

Além disto, temos outras vantagens, como a montagem e debug do sistema, sem precisa do output da placa gráfica, bem como o facto de termos sempre uma placa gráfica ‘suplente’, caso a principal dê o berro. Ah… E claro… Não nos podemos esquecer da grande vantagem que a AMD tem no campo da implementação de arquiteturas gráficas em processadores. Como é o exemplo das duas últimas gerações de consolas da Sony e Microsoft.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!