Segundo o ‘leak’ de informação da Gigabyte, resultado de um ataque ransomware, parece que a AMD se está a preparar para implementar iGPUs em mais processadores Ryzen.
Curiosamente, nem sequer estamos a falar de uma nova gama ‘G’… Mas sim de uma implementação em toda a gama! Ou seja, desde os produtos mais baratos, até aos caros. Aliás, ao que tudo indica, até os processadores Threadripper vão receber um iGPU.
Processadores Ryzen: AMD vai apostar forte nos iGPUs!
Portanto, a AMD parece querer fazer exatamente aquilo que a Intel andou a fazer durante anos. Ou seja, implementar um iGPU em todos os processadores, não sendo assim necessária a utilização de placas gráficas dedicadas.
Uma aposta que muito provavelmente vem no seguimento do sucesso dos APUs da AMD, mas também do facto de a Intel ter agora uma arquitetura gráfica muito interessante, que claro está, pode começar a roubar alguma clientela neste segmento de mercado.
Dito tudo isto, parece que vai tudo começar com a arquitetura Zen 4 e novas motherboards AMD AM5
Porquê apostar em iGPUs?
Normalmente, se quer um PC como deve de ser, vai querer uma placa gráfica dedicada montada na motherboard da sua máquina. No entanto, existem vários tipos de utilizadores, que apesar de necessitarem de um CPU poderoso, podem muito bem dispensar uma placa gráfica dedicada para o uso que dão todos os dias.
Além disto, temos outras vantagens, como a montagem e debug do sistema, sem precisa do output da placa gráfica, bem como o facto de termos sempre uma placa gráfica ‘suplente’, caso a principal dê o berro. Ah… E claro… Não nos podemos esquecer da grande vantagem que a AMD tem no campo da implementação de arquiteturas gráficas em processadores. Como é o exemplo das duas últimas gerações de consolas da Sony e Microsoft.