Alerta Netflix: se partilha a sua conta com alguém vai ter problemas!

É muito comum as pessoas partilharem os seus dados do Netflix. Como as contas dão para ser utilizadas por mais do que uma pessoa que idealmente deveriam estar na mesma casa, ou pertencer ao mesmo agregado familiar, as pessoas têm tendência a ceder os dados a terceiros. Se até aqui não havia qualquer problema, agora as coisas vão mudar. Assim, se por algum motivo partilha a sua conta do Netflix com alguém prepara-se para ter problemas. Uma nova informação que está a circular na Internet refere que esta plataforma tomou medidas neste sentido. Assim vai começar a verificar a sua conta e a partilha de passwords, já a partir de agora!

A mensagem abaixo é algo que as pessoas lá fora já estão a receber conforme refere o site TheStreamable.

Netflix partilha conta

Alerta Netflix: se partilha a sua conta com alguém vai ter problemas!

Se por algum motivo está a utilizar a conta de alguém vai começar por receber a mensagem “se não live na mesma casa do proprietário da conta, necessita dos seus próprios dados para continuar a ver”. Depois disso, terá de verificar a conta através do endereço de email do proprietário. Caso não o consiga fazer então terá de utilizar novos dados.

Netflix partilha conta

A Netflix diz que criou isto para se assegurar que as pessoas estão a usar as contas de forma legítima. Neste momento ainda não se sabe como é que a Netflix está a detetar isto, mas temos uma ideia.

Como é que é possível detetar esta utilização indevida

É muito simples. Se tivermos uma conta e a estivermos a partilhar com outras pessoas haverá vários endereços de IP ligados ao mesmo tempo. Mas isto até podia ser normal numa casa, com equipamentos ligados à rede 4G e outros ao Wi-Fi. No entanto, o que já não é normal são localizações diferentes. Um em Lisboa, outro em Santarém ou no Porto.

Este fenómeno não é novo e de facto, antes da pandemia, já havia a partilha de contas. Tudo porque as subscrições acabam por ficar mais baratas. É verdade que o plano básico só dá para um ecrã em simultâneo. No entanto, o Padrão dá para dois e o Premium para quatro. Isto significa na prática que duas e quatro pessoas, dependendo do plano, podem ver ao mesmo tempo. No entanto, o que é uma possibilidade, pode tornar-se em algo ilegal.

Netflix partilha conta

Se as duas ou quatro pessoas que estiverem a ver TV ao mesmo tempo na mesma casa, uma família, então estamos a falar de uma situação totalmente legal. No entanto, se a conta estiver a ser partilhada com pessoas que estão noutra localização, eventualmente, amigos, a legalidade vai-se. O objetivo da Netflix não foi criar planos para os andarmos a partilhar. O objetivo foi permitir que várias pessoas do mesmo agregado tivessem acesso aos conteúdos.

O aumento da partilha de contas em Portugal

Este é um fenómeno em crescimento. De facto, em alguns fóruns, é até possível vermos algumas pessoas a convidarem outras para partilharem contas e dividirem custos. Isto é ilegal. E se inicialmente a Netflix disse que não ia perseguir quem o fizesse, agora as coisas mudaram.

A partilha tem alguns riscos…

Mesmo que não o faça por motivos financeiros, caso partilhe a sua conta Netflix com um amigo, ele pode acabar por partilhá-la com outras pessoas. Dito isto, pode arriscar-se a ficar sem a sua conta, ou a não conseguir ver nada, pelo facto de já estarem várias pessoas a assistir.

Recuperar o controlo da sua conta

A uma certa altura e por ter tido algum problema pode pretender recuperar o controlo da sua conta. Infelizmente, para já, o Netflix ainda não tem autenticação de dois fatores. Assim temos de arranjar outras formas de cobrir o flanco. Ter um número de telefone associado é essencial. No caso de tudo correr mal pode ser uma excelente forma de recuperar a sua conta. No entanto a melhor forma é mesmo alterar frequentemente a sua palavra-passe. Eu sei que é chato mas vale a pena. Assim está mesmo a evitar que a conta caia nas mãos erradas.Netflix partilha conta

Não se esqueça de ter uma password exclusiva da Netflix. Assim não deve ser utilizada noutros sites ou aplicações. Para além disso, deve ter, pelo menos, 8 caracteres. Tenha também em atenção que deverá ser constituída por uma combinação de letras, números e símbolos, e utilizar tanto maiúsculas quanto minúsculas.

Depois deverá voltar ao ecrã de gestão de conta e escolher Terminar Sessão em todos os dispositivos. Assim quem estiver ligado vai deixar de estar.

Veja aqui como melhorar o serviço da Netflix em Portugal. Resolva aqui problemas com filmes e séries ou descubra se tem acesso à velocidade máxima.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também