Alerta Google Play Store: apague já estas 11 aplicações!

Não há sossego. Depois dos muitos alertas acerca de aplicação maliciosas que têm sido relevados, eis que há um novo. Parte da empresa de segurança Check Point, sendo que foram identificadas mais 11 aplicações que estão infetadas pelo infame malware Joker. A gigante dos motores de busca tem andado atrás destas aplicações desde 2017 e finalmente removeu-as da Google Play Store. Agora deverá fazer o mesmo.

Google Play Store Aplicações

Alerta Google Play Store: apague agora estas 11 aplicações!

No entanto esta não é exatamente a mesma ameaça que andava a circular pela Internet. É uma nova variante do Joker que estava presente dentro de aplicações legítimas. Dito isto, quem as tiver instaladas tem mesmo de as apagar.

Os nomes em questão são:

  • com.imagecompress.android
  • com.contact.withme.texts
  • com.hmvoice.friendsms
  • com.relax.relaxation.androidsms
  • com.cheery.message.sendsms (two different instances)
  • com.peason.lovinglovemessage
  • com.file.recovefiles
  • com.LPlocker.lockapps
  • com.remindme.alram
  • com.training.memorygame

Mas afinal o que fazem estas apps?

De acordo com os investigadores, estas apps subscrevem serviços premium em nome de utilizadores, sem o seu conhecimento. Isto significa que o seu dinheiro pode sofrer um rombo. O pior de tudo é que na realidade nem sabe que subscreveu nada. Para que isto aconteça os criminosos conseguiram injectar código secreto nas apps através de um método antigo para se contornar as aplicações do Google Play.

Apesar das funcionalidades de segurança que estão presentes na loja da Google, este malware é muito suspeito e consegue escapar com algum sucesso aos sistemas de verificação.

No início deste ano a Google Play Store revelou que detetou e removeu 1700 aplicações maliciosas que tinham ameaças misturadas.

Estas é que tinham o malware Joker!

Google Play Store Aplicações

Entretanto, a Google removeu também 25 apps da Play Store que alegadamente roubavam os dados dos utilizadores. Este problema foi detetado pela empresa Evina que indicou que estas aplicações roubavam as credenciais do Facebook dos utilizadores. Na altura em que foram mandadas abaixo já tinham sido descarregadas 2.34 milhões de vezes. Ou seja, há muitas pessoas em risco neste momento.

Estas aplicações perigosas vêm com nomes diferentes. No entanto, servem o mesmo propósito. Umas são contadores de passos, outras editores de vídeo, gestores de ficheiros, apps de lanterna e muito mais.

Hoje em dia é preciso realmente termos muito cuidado com aquilo que instalamos. O que pode parecer uma inocente aplicação pode meter-nos em grandes problemas. Uma boa dica é espreitarmos sempre os comentários uma vez que na maioria dos casos nos dão uma boa pista acerca de comportamentos estranhos de determinadas apps.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!