Inicio Android Play Store acabou de apagar 25 aplicações! Elimine-as agora!

Play Store acabou de apagar 25 aplicações! Elimine-as agora!

A popularidade do Android torna-o numa plataforma muito apetecível para os criminosos. De facto, por muitos cuidados que se tenha é muito difícil garantir uma segurança total. Depois de termos relatado o recente problema das apps que drenavam completamente a bateria do smartphone e não só, eis que há novas ameaças que o podem deixar sem a sua conta do Facebook devido a apps da Play Store instaladas em milhares de equipamentos.

Play Store Facebook

Play Store acabou de apagar 25 aplicações! Elimine-as agora!

Esta informação foi avançada pela empresa de segurança Evina e relatada pelo conhecido site ZDNet. São na prática 25 aplicações Android que podem roubar a sua palavra-passe do Facebook.

De acordo com a ZDNet, estas apps fazem-se passar por contadores de passos, editores de imagem e vídeo, wallpapers, lanternas, gestores de ficheiros e até jogos.

Estas apps já foram apagadas entretanto da Google Play Store. O problema é que antes disto já foram descarregadas 2.34 milhões de vezes.

Play Store Facebook

Como acontece com outras aplicações perigosas, parecem funcionar de forma normal. O problema é que no interior têm código malicioso.

De acordo com a empresa de segurança, este código consegue detetar a última aplicação que abriu. Caso seja o Facebook, a aplicação pode simular o ecrã de acesso a esta rede social, por cima da app oficial e deitar a mão aos seus dados.

No entanto, o problema é que isto está tão bem feito que é muito difícil que as pessoas se apercebam do que está a passar. Depois de deitar a mão aos seus dados, eles são registados e enviados para um servidor remoto.

A Evina já alertou o Google para este problema e as apps foram removidas da Play Store. A questão é que estão instaladas em milhares de equipamentos em todo o mundo à espera da oportunidade para atacar.

Vamos então ao nome das aplicações para que verifique se tem alguma instalada no seu smartphone:

Super Wallpapers Flashlight, Padenatef, Wallpaper Level, Contour Level Wallpaper, iPlayer & iWallpaper, Video Maker, Color Wallpapers, Pedometer, Powerful Flashlight, Super Bright Flashlight, Super Flashlight, Solitaire Game, Accurate Scanning of QR Code, Classic Card Game, Junk File Cleaning, Synthetic Z, File Manager, Composite Z, Screenshot Capture, Daily Horoscope Wallpapers, Wuxia Reader, Plus Weather, Anime Live Wallpaper, iHealth Step Counter e com.tqyapp.fiction.

Caso tenha alguma destas apps elimine-a já para não correr qualquer risco. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...