Inicio Android Google Play Store: remova já está conhecida aplicação!

Google Play Store: remova já está conhecida aplicação!

Outro dia alertámos acerca de algumas aplicações que estão disponíveis na Play Store e que podem criar verdadeiras dores de cabeça aos utilizadores, de acordo com uma informação que recebemos da empresa de segurança Inglesa Upstream. No entanto de todas as que lá constam, há uma que como afirma esta empresa é ainda mais perigosa que as outras. Falo em concreto do Snaptube. É verdade que neste momento esta aplicação Android já não está disponível na Google Play Store, no entanto, está na loja da Huawei e outras por isso remova já.

Google Play Store: remova agora esta aplicação do seu smartphone!

As aplicações fraudulentas não param de aumentar e têm todas o mesmo propósito. Apoderarem-se do dinheiro do utilizador. Umas mostram anúncios vídeo em segundo plano sem que ninguém se aperceba, o que acaba por ter um forte impacto no desempenho e sobretudo na bateria do smartphone. Outras enviam mensagens de texto através de serviços premium ou registam as pessoas em serviços baseados em subscrições que nunca vão usar.

Embora o Google Play Protect faça tudo para manter um equipamento Android seguro 24 horas por dia, sete dias por semana, nem sempre é possível. Já em 2019, a Upstream tinha bloqueado 70 milhões de transações originárias do Snaptube nos últimos seis meses. De acordo com a empresa de segurança, se essa atividade suspeita não tivesse sido sinalizada, 4,4 milhões de consumidores teriam desembolsado mais de 90 milhões de Euros por serviços digitais premium que nunca encomendaram.

Google Play Store remova

Além de inscrever utilizadores em serviços premium que nunca pediram, o Snaptube também clica automaticamente nos anúncios em segundo plano.

A Upstream afirma que o Snaptube contém o mesmo código de software para programadores, o Mango SDK, utilizado por outra aplicação de vídeo chamada Vidmate. Os que instalaram esta app também acabaram por pagar serviços de assinatura premium que não foram solicitados. Entretanto, o Vidmate e o Snaptube têm URLs, domínios e padrões de tráfego semelhantes. De acordo com a Upstream, as pessoas no Brasil, Egito, Sri Lanka, Malásia e África do Sul são as mais afetadas pelo Snaptube.

Entretanto, esta não é a primeira vez em que a aplicação Snaptube está envolvida em problemas. Em fevereiro, a Sophos divulgou um alerta onde acusava o Snaptube de diferentes tipos de comportamento fraudulento, como exibir publicidde em segundo plano.

Veja aqui uma lista de aplicações perigosas. Se encontrar alguma no seu smartphone remova agora mesmo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Google anuncia um novo Chromecast com Google TV

Hoje é o primeiro dia de Outubro. Um mês que deve trazer muitas novidades em termos tecnológicos, com um dos grandes destaques a ir...

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade no Android!

O Google Fotos é uma aplicação imprescindível em qualquer smartphone. É que graças a ela nunca perdemos qualquer fotografia ou vídeo. Fica tudo armazenado...

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...